PROJETO PIBEX 2018 ̸ 054/2018: INVESTIGAÇÃO DE 2018 SOBRE BURNOUT REALIZADA COM ACADÊMICOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA E FISIOTERAPIA - FEFF DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS – UFAM .

Autores

  • Nelzo Ronaldo de Paula Cabral Marques Junior Bacharel em Saúde e Lazer pela Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF/UFAM.
  • Thomaz Décio Abdalla Siqueira Presidente da Comissão Própria de Avaliação - CPA da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Resumo

RESUMO

O Burnout é uma síndrome entendida como um processo constituído por três dimensões (exaustão profissional, despersonalização e baixa realização profissional). Mudanças em sua concepção original – cuja ênfase era nos profissionais da área de saúde, de educação e de trabalhos pessoais – ocorreram ao longo dos anos, de forma que hoje se entende que a síndrome pode manifestar-se em indivíduos de qualquer ocupação, inclusive durante a fase pré-profissional. A profissão médica apresenta altos índices de indivíduos com algum nível de burnout, devido tanto a características próprias dessa atividade quanto a mudanças recentes na prática médica. A palavra burnout foi usada primeiramente pelo médico psicanalista e pesquisador Freudenberger (no período de 1075 e 1977) que relatou este fenômeno como um sentimento de fracasso, acompanhado de sintomas de exaustão causado por um excesso de desgaste de energia. No final da investigação o pesquisador incluiu sintomas como: comportamentos de fadiga, depressão, irritabilidade, aborrecimento, sobrecarga de trabalho (estudo), rigidez e inflexibilidade. Em relação ao método: Os dados serão coletados de acadêmicos internos do curso de licenciatura em Educação Física do Curso Diurno IB02 e Noturno IB16 da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM mediante utilização de um (01) PROTOCOLO DE IDENTIFICAÇÃO DAS CAUSAS DO ESTRESSE ACADÊMICO ADAPTADO DO INVENTÁRIO DE BURNOUT DE MASLACH (MBI) é autoaplicável, entretanto será acompanhado para dirimir as dúvidas que poderão surgir no período de aplicação. Analisar o comportamento psicométrico (fidedignidade e validade de construto) do MBI numa amostra de alunos do Curso de Licenciatura Diurno e Noturno da FEFF. Só saberemos o número exato da amostra no início do período em março de 2018 com o objetivo de analisar a prevalência da síndrome nas populações citadas. O ISSL só poderá ser aplicado pelas duas alunas de psicologia, acompanhadas e supervisionadas pelo coordenador do projeto que tem a formação em psicologia. Também usaremos o Protocolo de Identificação das Causas do Estresse Acadêmico elaborado pela equipe para que possamos identificar alguns indícios de estresse.

PALAVRAS-CHAVE: Burnout, estrese, acadêmicos do curso de licenciatura, educação física.

ABSTRACT

Burnout is a syndrome understood as a process consisting of three dimensions (professional exhaustion, depersonalization and low professional achievement). Changes in its original conception - whose emphasis was on health professionals, education and personal work - have occurred over the years, so that today it is understood that the syndrome can manifest itself in individuals of any occupation, including during the pre-professional phase. The medical profession has high rates of individuals with some level of burnout, due to both their own characteristics and recent changes in medical practice. The word burnout was first used by the psychoanalytic physician and researcher Freudenberger (in the period of 1075 and 1977) who reported this phenomenon as a feeling of failure, accompanied by symptoms of exhaustion caused by an excessive wear of energy. At the end of the research the investigator included symptoms such as: fatigue behaviors, depression, irritability, annoyance, work overload (study), rigidity and inflexibility. In relation to the method: The data will be collected from internal students of the degree course in Physical Education of the Day Course IB02 and Nocturne IB16 of the Faculty of Physical Education and Physiotherapy - FEFF of the Federal University of Amazonas - UFAM using a (01) PROTOCOL OF IDENTIFICATION OF THE CAUSES OF THE ADAPTED ACADEMIC STRESS OF MASLACH BURNOUT INVENTORY (MBI) is self-applicable, however it will be accompanied to resolve any doubts that may arise during the period of application. To analyze the psychometric behavior (trustworthiness and construct validity) of the MBI in a sample of FEFF students of the Day and Night Licentiate Course. We will only know the exact number of the sample at the beginning of the period in March 2018 with the purpose of analyzing the prevalence of the syndrome in the populations mentioned. The ISSL can only be applied by the two psychology students, supervised and supervised by the coordinator of the project that has the training in psychology. We will also use the Academic Stress Causes Identification Protocol developed by the team so that we can identify some signs of stress.

KEYWORDS: Burnout, stress, academic undergraduate course, physical education.

 

Biografia do Autor

Nelzo Ronaldo de Paula Cabral Marques Junior, Bacharel em Saúde e Lazer pela Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF/UFAM.

Bacharel em Saúde e Lazer pela Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF/UFAM. Pesquisador do Diretório de Grupos do CNPq: Psicologia Cognitiva: Criatividade e Corporeidade (credenciado pela UFAM). Membro Egresso da Comissão Própria de Avaliação – CPA/UFAM. E-mail: mrmarquesjr@gmail.com

Thomaz Décio Abdalla Siqueira, Presidente da Comissão Própria de Avaliação - CPA da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Professor Titular, Classe E, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Pós- doutor em Psicologia Social e do Trabalho (USP), Doutor em Psicologia Clínica (USP), Mestre em Psicologia Social pela Universidade de Okayama – Japão. Atualmente Presidente da Comissão Própria de Avaliação – CPA/UFAM. E-mail: thomazabdalla@ufam.edu.br

Fonte: Thomaz Décio Abdalla Siqueira (2018).

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Publicado

2024-03-27