RELATO DE EXPERIÊNCIA PELOS COMUNITÁRIOS: PACE – 00140/2020 - O DESPERTAR DO IMAGINÁRIO SIMBÓLICO ATRAVÉS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQ) NA PASTORAL INFANTIL NA ZONA SUL.

Autores

  • Thomaz Décio Abdalla Siqueira Presidente da Comissão Própria de Avaliação - CPA da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.
  • Nelzo Ronaldo de Paula Cabral Marques Junior Comissão Própria de Avaliação - CPA da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Resumo

RESUMO 

Esclarecemos que os depoimentos foram registrados devido terem sido on-line via Google Meeting pelo WhatsApp. Tiramos os pronunciamentos através de seleção dos fragmentos dos diálogos direcionados ao feedback proposto pela equipe do Projeto[1]. Considerando as diversas demandas existentes no cotidiano, que incidem no espaço escolar, um novo desafio se instaurou, e não apenas no âmbito educacional, mas na sociedade em geral, por conta da rápida proliferação da Pandemia da COVID- 19 e seu alto nível de contágio, que forçou o mundo inteiro a mudar hábitos sociais e adotar protocolos de segurança e medidas de proteção contra a doença. Diante desse cenário de crise, ficou estabelecida a adoção do ensino remoto, a partir da Portaria № 343, de 17 de março de 2020, substituindo as aulas presenciais por aulas em meios digitais, que utilizem meios e tecnologias de informação, enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19 (BRASIL, 2020). Nesse cenário, a necessidade da educação socioemocional ficou ainda mais evidente, no sentido de resgatar a dimensão humana do processo educativo e oferecer suporte para manejar com as circunstâncias impostas pela pandemia, dentre elas, o distanciamento social, os impactos na renda financeira da família, o fechamento de escolas e universidades. A participação deles(as) nessa atividade de extensão universitária foi através de entrevistas, rodas de conversa nas atividades.

Palavras-chave: COVID- 19. História em Quadrinhos. Pandemia. Confecção dos HQ.

 

ABSTRACT

We clarify that the statements were recorded because they were online via Google Meeting via WhatsApp. We took the statements through the selection of fragments of dialogues directed to the feedback proposed by the Project team. Considering the various demands that exist in everyday life, which affect the school space, a new challenge has arisen, and not only in the educational sphere, but in society in general, due to the rapid proliferation of the COVID-19 Pandemic and its high level of contagion , which forced the entire world to change social habits and adopt safety protocols and protective measures against the disease. Faced with this crisis scenario, the adoption of remote teaching was established, based on Ordinance № 343, of March 17, 2020, replacing face-to-face classes with classes in digital media, which use information media and technologies, while the situation lasts of the New Coronavirus - COVID-19 pandemic (BRAZIL, 2020). In this scenario, the need for socio-emotional education became even more evident, in order to rescue the human dimension of the educational process and offer support to deal with the circumstances imposed by the pandemic, among them, social distancing, the impacts on the family's financial income, the closure of schools and universities. Their participation in this university extension activity was through interviews and conversation circles during the activities.

Keywords: COVID-19. Comics. Pandemic. Preparation of Comics.

[1] No transcorrer da ação de extensão utilizamos gravador de voz para os registros das atividades, a fim de possibilitar uma melhor e mais fidedigna análise de dados. As gravações foram transcritas e armazenadas para a elaboração do relatório final para fins de esclarecimentos dos dados coletados para o relatório em questão.

 

Biografia do Autor

Nelzo Ronaldo de Paula Cabral Marques Junior, Comissão Própria de Avaliação - CPA da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA E FISIOTERAPIA - FEFF. Membro: Representante da Sociedade Civil da Comissão Própria de Avaliação - CPA/UFAM. E-mail: mrmarquesjr@gmail.com

Fonte: Kemel Barbosa (2023).

Downloads

Publicado

2024-03-27