COMPREENDO A RESISTÊNCIA EM PSICOTERAPIA ATRAVÉS DA TERAPIA COGNITIVA COMPORTAMENTAL.

Autores

  • Thomaz Décio Abdalla Siqueira Presidente da Comissão Própria de Avaliação - CPA da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.
  • Nelzo Ronaldo de Paula Cabral Marques Junior Comissão Própria de Avaliação - CPA da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Resumo

Abordagem Cognitiva

  • Abordagem cognitivista está ligada a construção do conhecimento, do pensamento crítico e reflexivo, visto que a criança desde cedo deve ser colocada diante de situações que possibilitam desenvolvimento de suas funções cognitivistas primárias: Como o desenvolvimento sensorial que estimula a percepção, atenção, memória e etc.;
  • Na abordagem cognitivista, a aprendizagem é construída a partir das interações com informações já adquiridas anteriormente, que ao serem representadas em novos estágios e em diferentes níveis de profundidades, se adequam a capacidade de compreensão do indivíduo e vão gradativamente se tornando mais complexas, na medida que o atendimento clínico individual e/ou grupal prossegue nas dificuldades enfrentadas;
  • A Terapia Cognitiva-Comportamental é uma abordagem estruturada, estabelecida a partir da colaboração entre terapeuta e paciente. A técnica consiste em buscar uma reestruturação cognitiva sobre emoções e comportamentos, por meio de intervenções sobre as cognições baseadas em eventos significativos para o paciente.

Biografia do Autor

Nelzo Ronaldo de Paula Cabral Marques Junior, Comissão Própria de Avaliação - CPA da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

E-mail: mrmarquesjr@gmail.com – Formado na UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM
FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA E FISIOTERAPIA - FEFF. Membro: Representante da Sociedade Civil da Comissão Própria de Avaliação - CPA/UFAM.

Fonte: Thomaz Décio Abdalla Siqueira (2024).

Arquivos adicionais

Publicado

2024-03-27