A RELEVÂNCIA DA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS NO ESPAÇO EMPRESARIAL.

Autores

  • Maria Dailiana Andrade de Queiroz Saif Bacharel em Direito. Especialização em Direito Público e Privado com ênfase em Direito Constitucional. Pela Escola de Magistratura da OAB-AM, Mestranda em Administração pela Must University.
  • Karla de Araujo Lira Bibliotecária - Universidade Federal do Amazonas - UFAM.
  • Maria de Nazaré Teles de Lima Faculdade de Educação - FACED da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.
  • Márcio Lima Ramos Faculdade de Medina da Universidade Federal do Amazonas - FM/UFAM (Médico Anestesista).
  • Valdelario Farias Cordeiro Faculdade de Administração - FES/UFAM.

Resumo

RESUMO

O objetivo central para com desta pesquisa é o de apresentar uma abordagem acerca da relevância da aplicabilidade da gestão da cadeia de suprimentos como fator auxiliador no acontecer empresarial, visando aumentar seu espaço competitivo. Para tanto, um gerenciamento positivo e alguns indicadores podem influenciar diretamente o sucesso do grupo, promovendo, consequentemente, o desempenho esperado pela empresa, além de colocar em evidência a implementação de caminhos dinamizados de fazer o diferencial e ferramentas que, de maneira objetiva, auxiliem no processo. Nesse contexto, o Diagrama Fluxo de Processo, o Collaborative Planning Forescating e o Planning Schedulin podem ser apontados como as três mais importantes ferramentas para o se alcançar a meta esperada. Vale ressaltar que os instrumentos citados acima são considerados essenciais para do sucesso empresarial almejado, se forem incorporados e efetivados de forma gerencial e metodológica corretas. O estudo apresentado apresenta uma metodologia exclusivamente bibliográfica, com fontes em artigos confiáveis.

Palavras-chave: Cadeia de Suprimentos. Supply Chain Managemet. Inovação.

 

ABSTRACT

 O objetivo central para com esta pesquisa é o de apresentar uma abordagem acerca da relevância da aplicação da gestão da cadeia de suprimentos como fator auxiliador no acontecer de um grupo, visando aumentar sua competitividade no mercado. Para tanto, um gerenciamento positivo e alguns indicadores podem influenciar diretamente o sucesso do grupo, promovendo, consequentemente, o desempenho esperado pela empresa, além de colocar em evidência a implementação de caminhos dinamizados de fazer o diferencial e ferramentas que, de maneira objetiva, auxiliem no processo. Nesse contexto, o Diagrama Fluxo de Processo, o Collaborative Planning Forescating e o Planning Schedulin podem ser apontados como as três mais importantes ferramentas para o se alcançar a meta esperada. Vale ressaltar que os instrumentos citados acima são considerados essenciais para o sucesso empresarial almejado, se forem incorporados e efetivados de forma gerencial e metodológica corretas. O estudo apresentado apresenta uma metodologia exclusivamente bibliográfica, com fontes em artigos confiáveis. 

Keywords: Supply chain. Supply Chain Management. Innovation. 

Biografia do Autor

Maria Dailiana Andrade de Queiroz Saif, Bacharel em Direito. Especialização em Direito Público e Privado com ênfase em Direito Constitucional. Pela Escola de Magistratura da OAB-AM, Mestranda em Administração pela Must University.

Bacharel em Direito. Especialização em Direito Público e Privado com ênfase em Direito Constitucional. Pela Escola de Magistratura da OAB-AM, Mestranda em Administração pela Must University.

E-mail: dailiana4@gmail.com

 

Fonte: Maria Dailiana Andrade de Queiroz Saif; Karla de Araujo Lira; Maria de Nazaré Teles de Lima; Márcio Lima Ramos; Valdelario Farias Cordeiro (2024).

Downloads

Publicado

2024-03-27