INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL: UMA QUESTÃO DE CRIATIVIDADE E NOVAS PRÁTICAS EMPRESARIAIS.

Autores

  • Maria Dailiana Andrade de Queiroz Saif Bacharel em Direito. Especialização em Direito Público e Privado com ênfase em Direito Constitucional. Pela Escola de Magistratura da OAB-AM, Mestranda em Administração pela Must University.
  • Karla de Araujo Lira Biblioteconomia. Gestão em Administração Pública. Mestranda em Administração pela Must University.
  • Maria de Nazaré Teles de Lima Faculdade de Educação - FACED da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.
  • Márcio Lima Ramos Faculdade de Medina da Universidade Federal do Amazonas - FM/UFAM (Médico Anestesista).
  • Valdelario Farias Cordeiro Faculdade de Administração - FES/UFAM.

Resumo

RESUMO

Este estudo apresenta reflexões sobre os fatores que implicam na capacidade de inovação de uma determinada organização, no qual tal acontecer transforma-se em fator relevante para a criação e aperfeiçoamento de uma organização estruturada na inovação. A inovação, por conseguinte, apresenta-se como um fator crucial para o sucesso de uma organização, tanto em termos de vantagem competitiva quanto de perenidade do negócio. A necessidade de inovação nas empresas tem se tornado cada vez mais evidente, principalmente em um cenário de mudanças constantes e acirrada concorrência.  A pesquisa fundamentou-se em leitura de sites institucionais, artigos que versam sobre o tema. No decorrer deste estudo, selecionamos critérios para que os elementos obtidos fossem analisados considerando o período de 1986 a 2017. Durante as leituras, compreendeu-se que as organizações pesquisadas apresentaram caminho consensual no que diz respeito a importantes elementos no processo de criação e manutenção de uma cultura inovadora. Vale salientar que os dados resultantes encontrados no estudo demonstram que as empresas destacadas apresentam parceria de colaboração com outras empresas, universidades e parceiros no qual as práticas de sustentabilidade e responsabilidade social são pilares de uma gestão voltada à inovação sistemática.

PALAVRAS-CHAVE: Inovação. Competitividade. Mudança Organizacional. Gestão da Informação.

ABSTRACT

This study presents reflections on the factors that imply the innovation capacity of a given organization, in which this becomes a relevant factor for the creation and improvement of an organization structured on innovation. Innovation, therefore, presents itself as a crucial factor for the success of an organization, both in terms of competitive advantage and business continuity. The need for innovation in companies has become increasingly evident, especially in a scenario of constant change and fierce competition.  The research was based on reading institutional websites, articles that deal with the topic. During this study, we selected criteria so that the elements obtained could be analyzed considering the period from 1986 to 2017. During the readings, it was understood that the organizations researched presented a consensual path with regard to important elements in the process of creating and maintaining an innovative culture. It is worth noting that the resulting data found in the study demonstrate that the highlighted companies present a collaborative partnership with other companies, universities and partners in which sustainability and social responsibility practices are pillars of management focused on systematic innovation.

Keywords: Innovation. Competitiveness. Organizational change. Information management.

 

Biografia do Autor

Maria Dailiana Andrade de Queiroz Saif, Bacharel em Direito. Especialização em Direito Público e Privado com ênfase em Direito Constitucional. Pela Escola de Magistratura da OAB-AM, Mestranda em Administração pela Must University.

Bacharel em Direito. Especialização em Direito Público e Privado com ênfase em Direito Constitucional. Pela Escola de Magistratura da OAB-AM, Mestranda em Administração pela Must University.

E-mail: dailiana4@gmail.com

Karla de Araujo Lira, Biblioteconomia. Gestão em Administração Pública. Mestranda em Administração pela Must University.

Biblioteconomia. Gestão em Administração Pública. Mestranda em Administração pela Must University.

Fonte: Maria Dailiana Andrade de Queiroz Saif; Karla de Araujo Lira; Maria de Nazaré Teles de Lima; Márcio Lima Ramos; Valdelario Farias Cordeiro (2024).

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Publicado

2024-03-27