PERSPECTIVAS, MOTIVAÇÕES E DESAFIOS NA INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS.

Autores

  • Karla de Araujo Lira Gestão em Administração Pública. Mestranda em Administração pela Must University.
  • Maria Dailiana Andrade de Queiroz Saif Mestranda em Administração pela Must University.
  • Maria de Nazaré Teles de Lima Faculdade de Educação - FACED da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.
  • Márcio Lima Ramos
  • Valdelario Farias Cordeiro

Resumo

RESUMO

A dinâmica do processo de internacionalização decorrente da globalização econômica tem causado um aumento significativo na movimentação de produtos entre os diversos países. A possibilidade de novos negócios, a variedade de mercados e a integração econômica mundial tornam o comércio exterior uma atividade relevante para a economia de todos os países. Atrelada a essa conexão, surgiu a necessidade de se criar estratégias de sobrevivência para lidar com um mundo globalizado e altamente competitivo, muitas empresas embora não estejam operando negócios no mercado estrangeiro se vêem obrigadas a lidar com a entrada no mercado nacional de produtos e serviços de outros países, aumentando a oferta e a concorrência. Ao optarem por expandir suas operações para o exterior, as empresas precisam buscar a excelência e encontrar novas formas de atuar de maneira competitiva. Neste sentido o presente artigo buscou com base em material já elaborado, constituído principalmente de artigos científicos, livros, teses e dissertações, considerar e refletir sobre as características do processo de internacionalização, das oportunidades e barreiras com as quais as empresas se deparam ao escolherem a forma de entrada para engajarem no mercado estrangeiro, as estratégias internacionais e do impacto da diversidade de economias, cultura e formas de governo de outros países. 

Palavras-chave: Processo de Internacionalização. Internacionalização de Empresas. Estratégias de Internacionalização.

 

ABSTRACT

The dynamics of the internationalization process resulting from economic globalization has caused a significant increase in the movement of products between different countries. The possibility of new business, the variety of markets and global economic integration make foreign trade a relevant activity for the economy of all countries. Linked to this connection, the need to create survival strategies to deal with a globalized and highly competitive world arose. Many companies, although they are not operating business in a foreign market, find themselves forced to deal with the entry into the national market of products and services. other countries, increasing supply and competition. When choosing to expand their operations abroad, companies need to seek excellence and find new ways to operate competitively. In this sense, this article sought, based on material already prepared, consisting mainly of scientific articles, books, theses and dissertations, to consider and reflect on the characteristics of the internationalization process, the opportunities and barriers that companies face when choosing the entry way to engage in the foreign market, international strategies and the impact of the diversity of economies, culture and forms of government of other countries. 

Keywords: Internationalization Process. Internationalization of Companies. Internationalization Strategies.

Biografia do Autor

Karla de Araujo Lira, Gestão em Administração Pública. Mestranda em Administração pela Must University.

Biblioteconomia. Gestão em Administração Pública. Mestranda em Administração pela Must University.

E-mail: kbiblios@gmail.com

 

Maria Dailiana Andrade de Queiroz Saif, Mestranda em Administração pela Must University.

Bacharel em Direito. Especialização em Direito Público e Privado com ênfase em Direito Constitucional. Pela Escola de Magistratura da OAB-AM, Mestranda em Administração pela Must University.

E-mail: dailiana4@gmail.com

Fonte: Karla de Araujo Lira; Maria Dailiana Andrade de Queiroz Saif; Maria de Nazaré Teles de Lima; Márcio Lima Ramos; Valdelario Farias Cordeiro (2024).

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Publicado

2024-03-27