SAÚDE E EDUCAÇÃO: SINERGIAS DE APRENDIZAGEM.

Autores

  • Mario Domingos Leme UNIVERSIDAD INTERCONTINENTAL UTIC.

Resumo

RESUMO

Há evidências que enaltecem a importância dos trabalhos das áreas de ensino e saúde que representam muito no processo de aprendizagem a exemplo de alguns programas de governo que têm produzido resultados de relevância neste contexto desde 1950. Desta forma estudaremos os principais movimentos característicos desta parceria que nos remete às práticas intersetoriais presentes no ambiente da escola pública que guardem expressivo significado na promoção da saúde como base de bem-estar físico, mental e sociocultural. São iniciativas ministeriais pautadas em direitos fundamentais e cidadania que protagonizam hábitos sanitários saudáveis e apoiam o processo de aprendizagem com intervenções profissionais adequadas para antecipar problemas de forma individual ou coletiva. O programa Saúde na Escola, ao lado de outros, revela-se como importante estratégia de atuação pensada em função das necessidades existentes na comunidade a exemplo do combate à obesidade, desnutrição, uso de álcool, tabaco e drogas, bullying, sedentarismo e contaminações da água e solo. Ainda que os registros demonstrem benefícios em várias localidades os programas podem ser aperfeiçoados através de políticas públicas que os incentive sob a forma estrutural de planejamento. A falta de divulgação sistemática destes programas tem comprometido o acesso mais rápido e eficaz das populações que precisam dos serviços de educação e saúde cujos canais de atendimento nem sempre são preservados.   

Palavras-chave: saúde, educação, saúde em educação, saúde na escola, educação inclusiva, plano Saúde na Escola.

 

ABSTRACT

There is evidence that extols the importance of works in the areas of education and health, which represent a lot in the learning process, such as some government programs that have produced relevant results in this context since 1950. In this way, we will study the main characteristic movements of this partnership that refers to intersectoral practices present in the public school environment that hold significant meaning in health promotion as a basis for physical, mental and socio-cultural well-being. These are ministerial initiatives based on fundamental rights and citizenship that lead to healthy health habits and support the learning process with appropriate professional interventions to anticipate problems individually or collectively. The Saúde na Escola program, along with others, reveals itself as an important action strategy designed according to the existing needs in the community, such as the fight against obesity, malnutrition, use of alcohol, tobacco and drugs, bullying, sedentary lifestyle and contamination of the environment. water and soil. Although records show benefits in several locations, programs can be improved through public policies that encourage them in the form of structural planning. We detected that the lack of publicity of these programs has compromised the faster and more efficient access of the populations that need the education and health services whose service channels are not always preserved.

Keywords: health, education, health in education, health at school, inclusive education, Health at School plan.

 

 

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Fonte: Mario Domingos Leme (2023).

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Publicado

2023-04-25