CORRELAÇÃO ENTRE PÉ PLANO E DÉFICIT DE EQUILÍBRIO EM CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN: UM ESTUDO DE CASO.

Autores

  • Cíntia Cadete dos Santos Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Maurício de Nassau Paulista (UNINASSAU PAULISTA), Paulista/PE. – Brasil.
  • Letícia Juliana de Sousa Araújo Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Maurício de Nassau Paulista (UNINASSAU PAULISTA), Paulista/PE. – Brasil.
  • Dominique Babini Albuquerque Cavalcanti Centro Universitário Maurício de Nassau Paulista (UNINASSAU PAULISTA).

Resumo

RESUMO

A Síndrome de Down é uma condição genética causada pela disjunção cromossômica, na qual um cromossomo extra é ligado ao par 21, provocando alterações no sistema nervoso, atraso no desenvolvimento, déficit cognitivo, características fenotípicas e físicas. A hipotonia generalizada e frouxidão ligamentar típicas podem acarretar algumas alterações ortopédicas, dentre elas, o pé plano que é caracterizado pelo desabamento do arco plantar. Os distúrbios no equilíbrio são gerados devido as disfunções no controle postural e comprometimento no desenvolvimento motor, ocasionando atraso na aquisição da marcha. A fisioterapia minimiza e previne os atrasos motores, reduzindo a hipotonia, corrigindo alterações ortopédicas, melhorando o equilíbrio e proporcionando desempenho funcional. O estudo objetivou correlacionar a presença do pé plano com o déficit de equilíbrio em criança com Síndrome de Down. Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, do tipo estudo de caso. Foi realizado numa Organização não Governamental de Pernambuco, com criança em tratamento fisioterapêutico em 2022. Para avaliar o equilíbrio, utilizou-se a Escala de Equilíbrio Pediátrica (EEP). Em seguida, realizou-se o teste do pé molhado, para inspecionar a forma e o arco longitudinal medial do pé, realizado com tinta guache e mensurou-se a angulação entre a região plantar central e a região do calcanhar com auxílio de um transferidor. A criança obteve 32 pontos na EEP, recebendo classificação de alto risco de queda. Também foi observada ausência do arco longitudinal medial dos pés, configurando o pé plano. Os resultados obtidos sugerem correlação do pé plano junto ao déficit de equilíbrio. 

Palavras-chave: Pé chato. Equilíbrio Postural. Criança. Síndrome de Down.

 

 

CORRELATION BETWEEN FLAT FOOD AND BALANCE DEFICIT IN A CHILD WITH DOWN SYNDROME: A CASE STUDY

 

ABSTRACT

Down syndrome is a genetic condition caused by chromosomal disjunction, in which an extra chromosome is attached to pair 21, causing changes in the nervous system, developmental delay, cognitive impairment, phenotypic and physical characteristics. Generalized hypotonia and typical ligament laxity can lead to some orthopedic alterations, among them, flatfoot, which is characterized by collapse of the plantar arch. Balance disorders are generated due to dysfunctions in postural control and impairment in motor development, causing delay in gait acquisition. Physical therapy minimizes and prevents motor delays, reducing hypotonia, correcting orthopedic alterations, improving balance and providing functional performance. The study aimed to correlate the presence of flat feet with balance deficit in children with Down Syndrome. This is a descriptive, qualitative, case-study type study. It was carried out in a non-governmental organization in Pernambuco, with a child undergoing physiotherapeutic treatment in 2022. To assess balance, the Pediatric Balance Scale (PES) was used. Then, the wet foot test was performed to inspect the shape and the medial longitudinal arch of the foot, performed with gouache paint and the angle between the central plantar region and the heel region was measured with the aid of a protractor. The child scored 32 points on the EEP, receiving a high risk of falling classification. Absence of the medial longitudinal arch of the feet was also observed, configuring flat feet. The results obtained suggest a correlation between flat feet and balance deficit.

Keywords: Flat foot. Postural Balance. Child. Down's syndrome.

Biografia do Autor

Cíntia Cadete dos Santos, Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Maurício de Nassau Paulista (UNINASSAU PAULISTA), Paulista/PE. – Brasil.

Acadêmica de Fisioterapia, Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Maurício de Nassau Paulista (UNINASSAU PAULISTA), Paulista/PE. – Brasil.

Letícia Juliana de Sousa Araújo, Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Maurício de Nassau Paulista (UNINASSAU PAULISTA), Paulista/PE. – Brasil.

Acadêmica de Fisioterapia, Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Maurício de Nassau Paulista (UNINASSAU PAULISTA), Paulista/PE. – Brasil.

Dominique Babini Albuquerque Cavalcanti, Centro Universitário Maurício de Nassau Paulista (UNINASSAU PAULISTA).

Fisioterapeuta, Doutora, Docente do Curso de Fisioterapia, do Centro Universitário Maurício de Nassau Paulista (UNINASSAU PAULISTA), Paulista/PE. – Brasil.

Endereço para correspondência: Dominique Babini Albuquerque Cavalcanti, Centro Universitário Maurício de Nassau Paulista (UNINASSAU PAULISTA), Av. Sen. Salgado Filho, s/n, Centro, Paulista-PE., CEP: 53401-440, E-mail: dbabini.fisioterapeuta@gmail.com Tel (81) 99692-7542.

Fonte: Kemel Barbosa (2022).

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Publicado

2022-12-02