O PIBID E A INICIAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA: AÇÕES DESENVOLVIDAS NA ESCOLA ESTADUAL SANTO AGOSTINHO DO MUNÍCIPIO DE LÁBREA - AM.

Autores

  • Camila Braga da Silva Curso de Licenciatura em Educação Física – na modalidade EaD da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia - FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.
  • Judilson Lima de Araújo Faculdade de Educação Física e Fisioterapia - FEFF da Universidade Federal do Amazonas. - UFAM.

Resumo

RESUMO
O presente trabalho foi construído utilizando abordagem qualitativa de cunho bibliográfico e documental com abordagem descritiva exploratória, através da análise de relatórios de três acadêmicos do PIBID Educação Física, desenvolvidos na Escola Estadual Santo Agostinho. Esse trabalho objetivou analisar as contribuições do PIBID no processo formativo dos acadêmicos em Educação Física, identificando os percursos formativos dos acadêmicos através dos relatórios mensais no período de novembro de 2020 a outubro de 2021, descrevendo as experiências pedagógicas vivenciadas durante o pibid e, refletindo sobre a formação inicial de professores e, consequentemente, as aprendizagens e conhecimentos vividos. O programa contribuiu para a melhora da qualidade da formação dos Bolsistas, proporcionando experiências únicas e preparando os mesmos para a futura docência.


Palavras-Chave: PIBID. Educação Física. Iniciação Docente.


ABSTRACT
The present work was built using a qualitative approach of documentary bibliographic nature with a descriptive exploratory approach, through the analysis of reports from three students from PIBID Physical Education, developed at school Estadual Santo Agostinho. This work aimed to analyze
the contributions of PIBID in the training process of academics in Physical Education, identifying
the academic pathways through monthly reports from November 2020 to October 2021, describing
the pedagogical experiences lived during the pibid and reflecting on the initial training of teachers and, consequently, the learning and knowledge experienced. The program contributed to improving the quality of training for Scholars, providing unique experiences and preparing them for future teaching.


Keywords: PIBID. PE. Teaching Initiation.

Biografia do Autor

Camila Braga da Silva, Curso de Licenciatura em Educação Física – na modalidade EaD da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia - FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Curso de Licenciatura em Educação Física – na modalidade EaD da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM como parte dos requisitos para a Graduação como Licenciados em Educação Física.

Judilson Lima de Araújo, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia - FEFF da Universidade Federal do Amazonas. - UFAM.

Curso de Licenciatura em Educação Física – na modalidade EaD da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas.

Fonte: Kemel Barbosa (2022).

Downloads

Publicado

2022-10-24