A EFICÁCIA DA EQUOTERAPIA NO DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: REVISÃO DA LITERATURA.

Autores

  • Laís Santana de Moraes Curso de Fisioterapia da Universidade Salgado de Oliveira, Recife, PE, Brasil.
  • Laine Cristina Tranquilino Lemos Discente do Curso de Fisioterapia da Universidade Salgado de Oliveira, Recife, PE, Brasil.
  • Paula de Tarcia da Silva Discente do Curso de Fisioterapia da Universidade Salgado de Oliveira, Recife, PE, Brasil.
  • Anna Xênya Patrício de Araújo Docente do Curso de Fisioterapia da Universidade Salgado de Oliveira, Recife, PE, Brasil.

Resumo

                            RESUMO As crianças com transtorno do espectro autista (TEA) apresentam alterações no desenvolvimento neuropsicomotor apresentando alterações nos domínios comportamentais, cognitivos e sensório-motores. Dentre as terapias, a equoterapia vem ganhando destaque por promover estímulos sensoriais, neuromusculares e cognitivos contribuindo para uma maior independência nas atividades de vida diárias. Diante disso, o objetivo do estudo foi realizar uma revisão da literatura sobre a eficácia da equoterapia no desenvolvimento neuropsicomotor em crianças com TEA e estabelecer a maneira mais eficaz de trabalhar o método com essas crianças. A busca foi realizada por três revisores independentes onde foram incluídos estudos experimentais publicados nos últimos 10 anos, sem restrição de idioma, cujos participantes eram crianças com TEA, com idade entre 2 e 12 anos de ambos os sexos, submetidos à equoterapia. As buscas formam realizadas nas bases de dados: PubMed/MEDLINE, LILACS/BIREME, SciELO, Cochrane Library e Science Direct. Foram identificados 221 artigos, dos quais 5 foram incluídos. Os estudos incluídos utilizaram a equoterapia por um período mínimo de 7 semanas os quais utilizaram atividades sobre o cavalo e atividades no solo. A equoterapia realizada com atividades sobre o cavalo e em solo melhora o desenvolvimento neuropsicomotor das crianças com TEA, sobretudo, as habilidades comportamentais, proporcionando uma melhor qualidade de vida.

 

Palavras-chave: Autismo infantil; Terapia com cavalos; Desenvolvimento neuropsicomotor infantil.

 

 

The intervention of hippotherapy in the neuropsychomotor development of children with autism spectrum disorder: Literature review

 

ABSTRACT Children with autism spectrum disorder (ASD) present alterations in neuropsychomotor development, presenting alterations in behavioral, cognitive and sensorimotor domains. Among therapies, hippotherapy has been gaining prominence for promoting sensory, neuromuscular and cognitive stimuli, contributing to greater independence in the daily living activities. Therefore, the aim of the study was to carry out a review of the literature on the effectiveness of hippotherapy in neuropsychomotor development in children with ASD and to establish the most effective way of working the method with these children. The search was performed by three independent reviewers, which included experimental studies published in the last 10 years, without language restriction, whose participants were children with ASD, aged between 2 and 12 years of both sexes, submitted to hippotherapy. The searches were carried out in the following databases: PubMed/MEDLINE, LILACS/BIREME, SciELO, Cochrane Library and Science Direct. 221 articles were identified, of which 5 were included. The included studies used hippotherapy for a minimum period of 7 weeks which used activities on the horse and activities on the ground. Hippotherapy performed with activities on the horse and on the ground improves the neuropsychomotor development of children with ASD, above all, behavioral skills, providing a better quality of life. Keywords: Infantile autism; Horse therapy; Child neuropsychomotor development.

 

Biografia do Autor

Laís Santana de Moraes, Curso de Fisioterapia da Universidade Salgado de Oliveira, Recife, PE, Brasil.

Discente do Curso de Fisioterapia da Universidade Salgado de Oliveira, Recife, PE, Brasil.

Laine Cristina Tranquilino Lemos, Discente do Curso de Fisioterapia da Universidade Salgado de Oliveira, Recife, PE, Brasil.

Discente do Curso de Fisioterapia da Universidade Salgado de Oliveira, Recife, PE, Brasil.

Paula de Tarcia da Silva, Discente do Curso de Fisioterapia da Universidade Salgado de Oliveira, Recife, PE, Brasil.

Discente do Curso de Fisioterapia da Universidade Salgado de Oliveira, Recife, PE, Brasil.

Anna Xênya Patrício de Araújo, Docente do Curso de Fisioterapia da Universidade Salgado de Oliveira, Recife, PE, Brasil.

   

Mestra em Fisioterapia pela Universidade Federal do Pernambuco, Recife, PE, Brasil. Docente do Curso de Fisioterapia da Universidade Salgado de Oliveira, Recife, PE, Brasil.

Fonte: Laís Santana de Moraes (2022).

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Publicado

2022-08-15