Projeto título Programa Atividade Curricular de Extensão – PACE/2008: Iniciação ao Voleibol (Mini-Vôlei) na Escola Municipal de Balbina.

Autores

  • Thomaz Décio Abdalla Siqueira Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.
  • Kemel José Fonseca Barbosa Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Resumo

RESUMO

O desígnio deste projeto foi evidenciar as vantagens para o esporte lúdico, especificamente o mini vôlei, bem como fazer uma abordagem metodológica para este minijogo na escola municipal de Balbina, direcionado para alunos de 10 a 13 anos de idade. O protejo mini vôlei foi dividido em quatro fases, em que cada uma delas apresentou uma habilidade específica do voleibol que deve ser bem trabalhada para se passar à fase seguinte, quais sejam: Base para o mini vôlei (1x1), Introdução ao mini vôlei (2x2), Jogo básico de mini vôlei (3x3 sem regras) e Mini vôlei (3x3 com regras) Concluímos que a prática do mini vôlei para crianças de 10 a 13 anos contribuiu largamente para o aprimoramento dos fundamentos básicos do voleibol, principalmente no que dizia respeito às habilidades motoras, bem como, aceleração do processo de amadurecimento das habilidades ligadas ao voleibol. Bem como tentamos integrar alunos de diferentes classes sociais, oferecer atividades programadas, dirigidas e de qualidade, concentrar e irradiar conceitos e valores éticos construtivos e fazer com que o aluno sentisse orgulhoso de estar participando da ação de extensão promovida pelos profissionais envolvidos.

Palavras-chave: Município de Balbina; Min vôlei; Lazer; Mini jogo.

 

 

Biografia do Autor

Thomaz Décio Abdalla Siqueira, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Presidente da Comissão Própria de Avaliação – CPA. Pós-doutor em Psicologia Social e do Trabalho – USP; Doutor em Psicologia Clínica – USP; Mestre em Psicologia Social – Universidade de Okayama – Faculdade de Letres (Japão). Professor Titular, Classe E da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. E-mail: thomazabdalla@ufam.edu.br

Kemel José Fonseca Barbosa, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Amazonas (1986). Atualmente é auxiliar de ensino da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Ginástica Artística (antiga Ginástica Olímpica), atuando principalmente nos seguintes temas: flexibilidade, treinamento, ginástica olímpica. Membro da Comissão Própria de Avaliação - CPA da Universidade Federal do Amazonas - UFAM de acordo com a PORTARIA N. 2 2543, DE 09 DE AGOSTO DE 2019. Considerando o disposto na Lei n.° 10.861, de 14 de Abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior ? SINAES. Pesquisador credenciado no Diretório de Grupos do CNPq: Psicologia Cognitiva: Criatividade e Corporeidade.

Fonte: Kemel José Fonseca Barbosa (1999).

Arquivos adicionais

Publicado

2022-04-25