RELATO DE EXPERIÊNCIA: PROJETO DE PESQUISA (PIBIC/2008 (ATITUDES MOTIVACIONAIS DE ADOLESCENTES DO PROJETO UNIVERSIDADE CAMPEÃ DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS – UFAM.

ATITUDES MOTIVACIONAIS DE ADOLESCENTES DO PROJETO UNIVERSIDADE CAMPEÃ DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM.

Autores

  • Thomaz Décio Abdalla Siqueira Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.
  • Lurdiane Cardoso Vieira Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Resumo

RESUMO                                                                

Foi utilizado o pressuposto teórico da Terapia Racional-Emotivo-Comportamental (REBT - sigla em inglês), desenvolvida, em 1955, por Albert Ellis e apresentada em uma conferência proferida no Congresso da American Psychological Association - APA (GRIEGER, 1985). Ela baseia-se no método de tratamento dos distúrbios emocionais (chamado de ABC) e segue o modelo educacional de aprendizagem cognitiva, em lugar dos, comumente usados, modelo médico, psicodinâmico ou outros. Procura tornar as mudanças cognitivas mais duradouras através do estudo do comportamento racional-emotivo da seguinte forma: (a) de como as pessoas desenvolvem e podem superar suas próprias perturbações; (b) do detectar crenças irracionais; (c) do debater, discriminando e disputando crenças irracionais; (d) do mudar com novos efeitos ou teorias. O modelo terapêutico da REBT é ativo, diretivo e, em grande parte, educacional (ELLIS & DRYDEN, 1987; ELLIS, 1984; WALEN, DiGIUSEPPE & WESSLER, 1980). Supõe-se que a preparação emocional fará grande diferença entre as equipes de futebol, já que as mesmas encontram-se equiparadas no seu desenvolvimento técnico e tático, assim como físico. Então, a preparação mental para adolescentes que praticam futebol, poderá fazer diferença de resultados importantes dentro das competições e também das partidas. O mesmo se pode dizer com relação aos adolescentes: o equilíbrio emocional muitas vezes é fator determinante para uma jogada que levará à vitória de um atleta sobre um adversário, que mesmo melhor preparado física ou tecnicamente, soube aproveitar melhor certo momento do jogo. Uma análise do desporto mundial mostra que a evolução da preparação física, técnica, tática, e da tecnologia aplicada ao mesmo, cresceu de maneira vertiginosa, nestes últimos anos. Quase tudo é oportunizado ao atleta adolescente, para que no momento de competição o mesmo possa apresentar o seu desempenho máximo. Por conseguinte, pretendemos analisar as crenças irracionais dos adolescentes do Projeto Universidade Campeã da Faculdade de Educação Física - FEF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM em relação a pratica desportiva do futebol, levando em conta aspectos de auto-aceitação incondicional (AAI) desse grupo. Serão aplicados os Inventários de Crenças Irracionais, adaptados por Newmark et al. (1973) e outro, de Crenças Irracionais, adaptado por Hayslip et al. (1994) – ambos traduzidos por Dominguez (1996) e revalidados por Siqueira (2000). Será utilizado também o Formulário de Auto-ajuda da Terapia Racional-Emotivo-Comportamental, elaborado por Sichel e Ellis (1984), Escala de Crenças (JOHN M MALOUFF & NICOLA S. SCHUTTE,  1986), além de se contemplar aspectos da auto-aceitação incondicional e pratica desportiva dos adolescentes e fazer uma interligação (comparação) com as teorias motivacionais de Abraham Maslow e McGregor.

 

Palavras-chave: Crenças Irracionais, Adolescentes, Terapia Racional-Emotivo-Comportamental, Auto-aceitação Incondicional, Motivação.

 

Biografia do Autor

Thomaz Décio Abdalla Siqueira, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Presidente da Comissão Própria de Avaliação – CPA. Pós-doutor em Psicologia Social e do Trabalho – USP; Doutor em Psicologia Clínica – USP; Mestre em Psicologia Social – Universidade de Okayama – Faculdade de Letres (Japão). Professor Titular, Classe E da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. E-mail: thomazabdalla@ufam.edu.br

Lurdiane Cardoso Vieira, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Mestranda do Programa de Pós Graduação Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia, linha de pesquisa Biodinâmica do Movimento Humano, da Universidade Federal do Amazonas. Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2011). Pós- graduação em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade da Serra - Fase (2012). Participou como docente do Programa PARFOR/FEFF/UFAM de 2012 a 2014

Fonte: Kemel Barbosa (1999).

Arquivos adicionais

Publicado

2022-04-25