O “JOGO DE XADREZ” DO PREÇO DA GASOLINA.

Autores

  • Clilson Castro Viana Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Amazonas.
  • Afonso Fonseca Fernandes Doutorando em administração de empresa – UNIFOR/CE.

Resumo

RESUMO

 

Com os aumentos crescentes dos preços dos combustíveis nos últimos dias, em especial o da gasolina, o brasileiro encontra-se fragilizado, não somente financeiramente, mas também diante de um pesadelo. Desde 2016 o preço da gasolina continua aumentando indiscriminadamente no país, sem nunca retroceder ou mesmo interromper essa “escalada dos preços altos” até a data atual, e o principal penalizado é o cidadão brasileiro que é afetado diretamente em sua renda. Mas quem são os principais responsáveis pelos aumentos dos preços dos combustíveis? São os impostos, o câmbio, o preço de revenda e o preço ao consumidor final: Imposto sobre Circulação de Mercadorias - ICMS, Programa Integração Social - PIS, Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social - COFINS, a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico – CIDE; o preço internacional do barril de petróleo, a variação de câmbio do dólar/real, o preço cobrado pela Petrobrás às revendedoras e o preço ao consumidor final estipulado pelos postos de gasolina. Nesse “Jogo de xadrez”, o “peão” da vida real é o consumidor que sofre as consequências e não compreende os movimentos das demais “peças”.

Palavras-chave: Política de Preço Internacional – PPI; forma de remunerar riscos; Retorno social e sustentável.

Biografia do Autor

Clilson Castro Viana, Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Amazonas.

Clilson Castro Viana, é colaborador do site inovação143, Mestre em Contabilidade e Controladoria pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Amazonas - UEA. Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Amazonas. Professor em cursos de Graduação e Pós-graduação - Lato Sensu.

Contato: clilson.castro@gmail.com

Afonso Fonseca Fernandes, Doutorando em administração de empresa – UNIFOR/CE.

Afonso F. Fernandes, é colaborador do site inovação143, professor de graduação e pós-graduação, autor de livro de macroeconomia, analista em segurança da informação, administrador, biólogo, economista, mestre e doutor em economia – UCB/DF e doutorando em administração de empresa – UNIFOR/CE.

Contato: afonsofernandes65@hotmail.com

Fonte: Clilson Castro Viana (2022).

Downloads

Publicado

2022-04-25