RELATO DE EXPERIÊNCIA: DESENVOLVIMENTO DOS ACADÊMICOS NO ÂMBITO DA SAÚDE PÚBLICA.

Autores

  • Isadora de Oliveira Feitosa Acadêmica de Enfermagem do 7º período da Escola de Enfermagem de Manaus – Universidade Federal do Amazonas (EEM/UFAM).
  • Kemelle Seixas do Nascimento Acadêmica de Enfermagem do 7º período da Escola de Enfermagem de Manaus – Universidade Federal do Amazonas (EEM/UFAM). Manaus, AM, Brasil.
  • Isabelle Souza do Nascimento do Nascimento Acadêmica de Enfermagem do 5º período da Escola de Enfermagem de Manaus – Universidade Federal do Amazonas (EEM/UFAM). Manaus, AM, Brasil.
  • Raquel Nunes Padilha Acadêmica de Enfermagem do 5º período da Escola de Enfermagem de Manaus – Universidade Federal do Amazonas (EEM/UFAM). Manaus, AM, Brasil.
  • Indira Silva dos Santos Enfermeira. Mestranda na Universidade Federal do Amazonas. Manaus, AM, Brasil.

Resumo

RESUMO
Objetivo: Relatar a experiência positiva de acadêmicos de enfermagem quanto ao uso da Metodologia da assistência de enfermagem em saúde coletiva. Metodologia: relato de experiência das acadêmicas de enfermagem durante o estágio da disciplina Saúde Coletiva II, no município de Manaus-AM. A experiência foi fundamentada nas bases metodológicas para a assistência de enfermagem em saúde coletiva que analisa o indivíduo e o meio em que está inserido em cinco etapas: captação da realidade objetiva, interpretação da realidade objetiva, construção do projeto de intervenção da realidade objetiva, intervenção e reinterpretação da realidade objetiva. Resultados: as atividades evidenciaram que a preparação do enfermeiro consiste em compreender as nuances não só em relação a técnica de enfermagem, mas na capacitação de lidar com diferentes meios de trabalho. Conclusão: a atividade prática no campo da saúde pública possibilitou a capacidade de prestar a assistência de qualidade mesmo com os percalços diários que a população e os funcionários enfrentam, como falta de materiais necessários na UBS e a deficiência na segurança pública.

Descritores: Saúde Pública. Estudantes de Enfermagem. Cuidados de Enfermagem.

Biografia do Autor

Isadora de Oliveira Feitosa, Acadêmica de Enfermagem do 7º período da Escola de Enfermagem de Manaus – Universidade Federal do Amazonas (EEM/UFAM).

Acadêmica de Enfermagem do 7º período da Escola de Enfermagem de Manaus – Universidade Federal do Amazonas (EEM/UFAM). Manaus, AM, Brasil. E-mail: isadorafeitosa0@gmail.com

Kemelle Seixas do Nascimento, Acadêmica de Enfermagem do 7º período da Escola de Enfermagem de Manaus – Universidade Federal do Amazonas (EEM/UFAM). Manaus, AM, Brasil.

Acadêmica de Enfermagem do 7º período da Escola de Enfermagem de Manaus – Universidade Federal do Amazonas (EEM/UFAM). Manaus, AM, Brasil. E-mail: kemelleseixas15@gmail.com

Isabelle Souza do Nascimento do Nascimento, Acadêmica de Enfermagem do 5º período da Escola de Enfermagem de Manaus – Universidade Federal do Amazonas (EEM/UFAM). Manaus, AM, Brasil.

Acadêmica de Enfermagem do 5º período da Escola de Enfermagem de Manaus – Universidade Federal do Amazonas (EEM/UFAM). Manaus, AM, Brasil. E-mail: isabellee.nasc@gmail.com

Raquel Nunes Padilha, Acadêmica de Enfermagem do 5º período da Escola de Enfermagem de Manaus – Universidade Federal do Amazonas (EEM/UFAM). Manaus, AM, Brasil.

Acadêmica de Enfermagem do 5º período da Escola de Enfermagem de Manaus – Universidade Federal do Amazonas (EEM/UFAM). Manaus, AM, Brasil. E-mail: raquelpadilha8@gmail.com

Indira Silva dos Santos, Enfermeira. Mestranda na Universidade Federal do Amazonas. Manaus, AM, Brasil.

Enfermeira. Mestranda na Universidade Federal do Amazonas. Manaus, AM, Brasil. E-mail: indirasilvadossantos@gmail.com

Fonte: Isadora de Oliveira Feitosa (2022).

Arquivos adicionais

Publicado

2022-04-22