O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: INTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM.

Autores

  • Claudia Guerra Monteiro Faculdade de Educação - FACED/ UFAM.
  • Tatiana Lemes de Araújo Batista Mestranda em Educação, graduada em Pedagogia Licenciatura Plena pela UEM em 2000.
  • Rosemary Rossi Especialização em Educação Especial e Educação Especial Inclusiva.
  • Maria Dailiana Andrade de Queiroz Saifi Bacharel em direito, Centro Universitário Luterano de Manaus - ULBRA.

Resumo

RESUMO
Neste artigo refletiremos sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) definido -o como um desenvolvimento anormal ou comprometido do autismo. Será necessário esclarecer que cada autista apresenta uma determinada individualidade, com comportamentos diferentes apresentando singularidades, em seu grau de evolução, em seu desenvolvimento, não seguindo um padrão sintomático idêntico. Esta análise faz parte de um conjunto de artigos apresentados à comunidade acadêmica para uma reflexão sobre o autismo e como esta proposta vai de encontro ao projeto apresentado à Deputada estadual, profa. Terezinha Ruiz através do Dispositivo Autista de Inclusão (DAI), financiado por meio de Emenda parlamentar. O PROEMEND/2021, da Fundação de Amparo à Pesquisa do estado do Amazonas (FAPEAM), dá amparo legal aos investimentos em pesquisa e inovação, no estado, uma vez que o autismo é encontrado em todas as configurações sociais, raciais e étnicas; os sintomas do TEA de modo geral são o distúrbio da interação social, da comunicação e o comportamento restrito e repetitivo, causadas por disfunções cerebrais, porém essa condição não impele aos autistas características físicas visíveis, tanto é que muitas pessoas autistas não são de imediato identificadas com esse transtorno. Neste sentido, um trabalho interventivo educacional no processo de ensino aprendizagem tem grande relevância, porque permite um aprendizado escolar, um desenvolvimento comunicativo e uma socialização mais significativa, todos esses cuidados são necessários, pois os autistas podem apresentar algumas dificuldades acentuadas em relação a sua aprendizagem, como, por exemplo, a dificuldade de organização, de memorização de algumas responsabilidades de tarefas diárias; o que melhorará a qualidade de vida tanto da criança na escola como de seu convívio em família. Assim pelo TEA ser um tema muito vasto é realizado este trabalho, utilizando a pesquisa bibliográfica como base.


Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista (TEA). Inclusão. Intervenção. Aprendizagem.

Biografia do Autor

Tatiana Lemes de Araújo Batista, Mestranda em Educação, graduada em Pedagogia Licenciatura Plena pela UEM em 2000.

Mestranda em Educação, graduada em Pedagogia Licenciatura Plena pela UEM em 2000.

Rosemary Rossi, Especialização em Educação Especial e Educação Especial Inclusiva.

Formada em Pedagogia e Psicologia com Especialização na área de Deficiência Auditiva, Especialização em Avaliação e intervenção em distúrbios da aprendizagem. Pós-Graduação em Gestalt- terapia Infantil, Especialização em Educação Especial e Educação Especial Inclusiva. Formação em Análise do Comportamento Aplicado para o Autismo.

Maria Dailiana Andrade de Queiroz Saifi, Bacharel em direito, Centro Universitário Luterano de Manaus - ULBRA.

Bacharel em direito, centro universitário luterano de Manaus - Ulbra, especialista em direito público com ênfase em direito constitucional e direito administrativo- A escola superior Batista do Amazonas

Fonte: Kydroges (2021).

Downloads

Publicado

2021-12-20