A IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO DE LIBRAS DOS ALUNOS SURDOS.

Autores

  • Jane Antonia Sales Rocha Agassiz Pós-graduanda em Libras e MBA em Gestão de projetos – UNIASSELVI.

Resumo

RESUMO

Os Surdos têm dificuldades no aprendizado do Português, pois deveriam aprender a língua portuguesa como segunda língua, o que nem sempre acontece. Português para Surdos deve ser ensinado em Libras, a primeira língua do aluno Surdo, para que ele possa compreender melhor a leitura e a escrita. A prática da escrita pela experiência da leitura é um desenvolvimento necessário e presente na proposta bilíngue que aceita o Português como segunda língua. Vale ressaltar que a perspectiva bilíngue, com uso da Língua de Sinais e da Língua Portuguesa, ajuda a melhorar o desenvolvimento dos alunos Surdos, pois ao conhecerem, em sua língua natural, o significado das palavras, eles aprendem mais depressa. Deste modo, o aprendizado poderá ocorrer por meio de duas metodologias distintas: Português como língua estrangeira ou como segunda língua.

Palavras Chaves: Surdez, Língua Portuguesa, Bilinguismo.

ABSTRACT

The Deaf have difficulties learning Portuguese, because they should learn Portuguese as a second language, which is not always the case. Portuguese for the Deaf should be taught in Pounds, the Deaf student's first language, so he can better understand reading and writing. The practice of writing through the experience of reading is a necessary and present development in the bilingual proposal that accepts Portuguese as a second language. It is worth mentioning that the bilingual perspective, using the Sign Language and the Portuguese Language, helps to improve the development of the Deaf students, because when they know the meaning of words in their natural language, they learn faster. In this way, learning can take place through two different methodologies: Portuguese as a foreign language or as a second language.

Key words: deafness, Portuguese language, bilingualism.

Biografia do Autor

Jane Antonia Sales Rocha Agassiz, Pós-graduanda em Libras e MBA em Gestão de projetos – UNIASSELVI.

Bacharel em Serviço Social e acadêmica do 9°Período do curso de Letras – literatura e língua Portuguesa da Universidade Federal do Amazonas – UFAM; Pós-graduanda em Libras e MBA em Gestão de projetos – UNIASSELVI. E-mail: adpmlira@gmail.com

Fonte: Jane Antonia Sales Rocha Agassiz (2021).

Downloads

Publicado

2021-12-20