Das dicotomias ocidentais a "Outras Histórias"

Por uma Antropologia Simétrica

Autores

  • Mateus Rodrigues dos Santos UFSCar - Universidade Federal de São Carlos
  • Marcela Santander UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.29327/217579.8.1-9

Palavras-chave:

(Contra)mestiçagem; Natureza/Cultura; Cosmopolíticas; Antropologia Simétrica

Resumo

Este trabalho foi pensado, inicialmente, como uma resenha da coletânea Outras Histórias - Ensaios sobre a composição de mundos na América e na África, organizada por Marcio Goldman. No entanto, a complexidade e multiplicidade dos textos que a compõem fez com que nossa escrita se expandisse para  uma espécie de ensaio, cuja proposta é apresentar seus artigos em contraste com temas caros à antropologia: 1) clássicos, como os processos que foram chamados de mestiçagem e sincretismo religioso por forte influência do lusotropicalismo, em voga quando da implementação dos estudos raciais no Brasil e a relação destes debates com o binômio natureza/cultura; 2) contemporâneos, fazendo emergir conceitos contemporâneos e suas aplicações: cosmopolíticas e ecologia das práticas. Isso se torna possível graças aos contextos empíricos apresentados em cada um dos textos, ajudando-nos a rever as relações de coletivos afroindígenas a partir de suas próprias narrativas e bases epistêmicas, confrontando as leituras academicistas ocidentais que por vezes, suprimiram, ou interpretaram de maneira uniforme e incipiente os encontros entre africanos, indígenas e europeus. Buscamos, assim, incentivar através deste ensaio, uma antropologia simétrica, que releia, por outras epistemologias, desafios clássicos e contemporâneos, e efetivamente, divida espaço com os saberes e cosmologias não hegemônicos.

Biografia do Autor

Mateus Rodrigues dos Santos, UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da UFSCar.

Marcela Santander, UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Antropologia Social na UFSCar.

Referências

LATOUR, Bruno. “Qual cosmos, quais cosmopolíticas? Comentário sobre a proposta de paz de Ulrich Beck”. In: Revista do Instituto de Estudos Brasileiros. São Paulo, n. 69, pp. 424-441, abr. 2018 e STENGERS, Isabelle. “A proposição cosmopolítica”. In: Revista do Instituto de Estudos Brasileiros. São Paulo, n. 69, pp. 442-464, abr. 2018.

STENGERS, Isabelle. “Reativar o animismo”. Trad: Jamille Pinheiro Dias. In: Cadernos de Leituras, n. 62. Belo Horizonte: Edições Chão da Feira, 2017.

STENGERS, Isabelle. “Notas introdutórias sobre uma ecologia das práticas”. In. BASTOS, V. (coord.). Artecompostagem’21. São Paulo: UNESP, 2021. pp. 09-26.

Downloads

Publicado

2023-09-30