Axé da Capoeira em Roraima

Autores

  • Marcio Akira Couceiro UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
  • Wellington Pereira da Silva Universidade Federal de Roraima
  • Rhárita Michely Viana Costa Universidade Federal de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.29327/217579.8.1-10

Palavras-chave:

afro-brasileira, arte, fotografia, patrimônio imaterial

Resumo

A capoeira é uma das manifestações culturais brasileiras mais representativas no mundo, sendo reconhecida como Patrimônio Imaterial Mundial, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO, 2014). A musicalidade e os movimentos como os golpes, esquivas e acrobacias que caracterizam a capoeira, demonstram sua conotação multifacetada que atrai pessoas à sua prática em mais de 150 países. 

Entretanto, por detrás dos toques do berimbau e da ginga, existe um pilar que, segundo os próprios detentores, é a energia que faz tudo acontecer, o axé. O axé emerge efundindo-se nas expressões faciais, nas vozes ao cantar, nos toques dos instrumentos e nos próprios movimentos ao jogar. O axé na capoeira tem variadas traduções e conceitos, e para entendermos é necessário saber como ele se manifesta entre seus praticantes. 

Neste sentido, o objetivo principal deste ensaio fotográfico foi trazer pelas imagens a manifestação do axé da capoeira no Estado de Roraima, e estimular a reflexão da importância das questões imateriais no cotidiano e na arte. Além disso, o ensaio busca dar visibilidade aos trabalhos e projetos dos mestres de capoeira de Roraima e registrar e promover a cultura popular como ferramenta de paz.

Biografia do Autor

Marcio Akira Couceiro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA

Professor Associado da Escola Agrotécnica da Universidade Federal de Roraima (EAgro/UFRR). Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa (1999), mestrado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (2002) e PhD em Ciências e Tecnologia pela Chiba University - Japão. Representante Institucional da UFRR no Comitê Gestor da Salvaguarda da Capoeira de Roraima.

Referências

COUCEIRO, Marcio Akira, et al. Imagens da Capoeira em Roraima. Boa Vista, Editora da UFRR, 2018.

ERISMANN, Cecília. A Origem da Palavra Axé. In. Revista da Babbel, 20 de Julho de 2018. Disponível em: https://pt.babbel.com/pt/magazine/origem-da-palavra-axe. Acesso em: 11 jan. 2023.

UNESCO - Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura. Capoeira Circle. Nova Iorque: UNESCO, 2014. Disponível em: https://ich.unesco.org/en/RL/capoeira-circle-00892. Acesso em: 11 jan. 2023.

Downloads

Publicado

2023-09-30