Zona Franca de Manaus
mão de obra feminina e o polo industrial
DOI:
https://doi.org/10.69696/somanlu.v22i2.10405Palavras-chave:
Zona Franca de Manaus, Mão de Obra Feminina, Relação de Poder, Polo IndustrialResumo
O presente artigo é qualitativo e bibliográfico, tendo o objetivo de destacar a importância da mão de obra feminina para o Polo Industrial de Manaus. Apesar de uma relação de poder inferior, a mão de obra feminina, devido suas características peculiares, ganha notoriedade no processo produtivo, tornando-se indispensável para uma produção de qualidade, em grande escala.
Palavras-chave: Zona Franca de Manaus. Mão de obra feminina. Relação de poder. Polo Industrial.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Nice Y Benevides. O Milagre dos manauaras: Zona Franca de Manaus. Dissertação Mestrado – Fundação Getúlio Vargas. Rio de Janeiro, 1985.
ASSIS, Rosiane Hernandes de. A inserção da mulher no mercado de trabalho. Instituto Superior de Educação Ceres – ISE CERES) VI CONVIBRA - Congresso Virtual Brasileiro de Administração. São Paulo, 2010.
BRASIL – Decreto-Lei n.288/67. Disponível em: <http://www.receita.fazenda.gov.
br/Legislacao/Decretos-leis/DecLei28867.htm>. Acesso em: 16 junho 2021.
BRITO, Cleiton Ferreira Maciel. Made in China/ Produzido no Polo Industrial da Zona Franca de Manaus: o trabalho nas fábricas chinesas. Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos – PPGS/UFSCar. São Carlos, 2017.
BRITO, Cleiton Ferreira Maciel; MACIEL, Jeanne Mariel Brito de Moura. Fábricas selvagens: transformações do trabalho no Polo Industrial da Zona Franca de Manaus. Novos Cadernos NAEA, v. 22, n. 1, jan-abr. 2019, p. 137-158.
CALDAS, Iraildes. O trabalho das agricultoras da Amazônia: um olhar para os direitos humanos. Saberes da Amazônia, vol. 04, n° 09, Jul-dez. Porto Velho, 2019
CAMPOS, Luciane Maria Dantas de. Trabalho e Emancipação: um olhar sobre as mulheres de Manaus. Dissertação do Programa de Pós-Graduação em História – Universidade Federal do Amazonas. Manaus, 2010.
CARVALHO, Marcelo Bastos Seráfico de Assis. O empresário local e a Zona Franca de Manaus: Reprodução social e Globalização econômica. Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2009.
ELIAS, Norbert. Introdução à sociologia. Lisboa: Edições 70, 1980.
ELIAS, Norbert. Sobre o tempo. Editora Zahar, 1ª edição. Rio de Janeiro 1998.
ELIAS, Norbert. Escritos e Ensaios – 1 – Estado, processo, opinião pública. Sindicato Nacional dos Editores de Livros. Rio de Janeiro, 2006.
FRANCISCANI, Jane Stella. A mulher no mercado de trabalho e a luta pela valorização. Trabalho de conclusão de curso – Instituto Municipal de Ensino superior de Assis – IMESA e Fundação Educacional do Munícipio de Assis – FEMA. Assis, São Paulo, 2010.
IBGE. Estatísticas de Gênero - Indicadores sociais das mulheres no Brasil. Rio de Janeiro, 2019.
LIMA, Vivian Silva. “Produzidas no Polo Industrial de Manaus”. Experiências de mulheres trabalhadoras. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura) – Universidade de Brasília, Brasília. 2009.
MATOS, Gláucio Campos Gomes de. Ethos e figurações na Hinterlândia Amazônica. Editora Valer/ Fapeam. Amazonas, 2015.
NOGUEIRA, David Antônio. A evolução da mulher no mercado de trabalho. Trabalho de conclusão de curso – Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis. São Paulo, 2010.
PROBST, Elisiana Renata. A evolução da mulher no mercado de trabalho. Instituto Catarinense de Pós-graduação – ICPG. Santa Catarina, 2005.
SILVA, Marilene Corrêa. Metamorfoses da Amazônia. Editora Valer, 2a edição. Amazonas, 2013.
SUFRAMA – Superintendência da Zona Franca de Manaus. Idústria. https://www.gov.br/suframa/pt-br/zfm/industria. Acesso em: 16 jun. 2021.
SUFRAMA – Superintendência da Zona Franca de Manaus. Indicadores janeiro 2021. https://www.gov.br/suframa/pt-br/publicacoes/indicadores/caderno_indicadores_janeiro_2021__gerado_em_25-03-2021_.pdf. Acesso em: 16 jun. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Somanlu: Revista de Estudos Amazônicos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Somanlu: Revista de Estudos Amazônicos faz uso de licença Creative Commons de atribuição (CC BY 4.0)