Os bichos e os homens: interações socioculturais com a fauna silvestre em uma comunidade amazônica

Autores/as

  • Luciana Raffi Menegald Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho – Unesp/Jaboticabal
  • Henrique dos Santos Pereira Universidade Federal do Amazonas
  • Aldenor da Silva Ferreira Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.29327/233099.12.1-3

Palabras clave:

gênero, geração, interação, fauna silvestre, Amazônia

Resumen

Este artigo descreve as interações culturalmente estabelecidas entre os moradores da comunidade rural Tapiíra, localizada no rio Unini, Parque Nacional do Jaú, Amazônia Central, com o conjunto da fauna silvestre local. Analisa a diversidade dessas interações e a reprodução delas a partir de fatores intergeracionais. Tentamos apreender as interações de fauna do ponto de vista cultural, subjetivo, com intuito de entender a importância da relação mantida entre os homens e os animais, e a forma de socialização dessas interações quando influenciadas por fatores de gênero e geração, objetivando poder contribuir, dessa forma, para o debate acadêmico e político acerca da viabilidade de projetos de manejo de fauna silvestre em Unidades de Conservação de uso sustentável. Os procedimentos metodológicos adotados foram a observação participativa e oficinas de grupos focais. Nessas oficinas foram produzidas free-listings de animais silvestres relacionados a um determinado habitat, além de um denso registro fotográfico e entrevistas semiestruturadas. Os resultados demonstram claramente as relações dos moradores da comunidade rural Tapiíra com a fauna silvestre local como contínua fonte geradora de saber tradicional. A socialização desse conhecimento é intermediada por relações de gênero e geração e deve ser preservada, pois é relevante e deve ser utilizado em projetos de conservação da fauna em áreas protegidas. Programas participativos de monitoramento das espécies que valorizem o conhecimento local podem contribuir tanto para a conservação das espécies como para manutenção do modo de vida das comunidades inseridas em Unidades de Conservação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luciana Raffi Menegald, Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho – Unesp/Jaboticabal

Doutoranda em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho – Unesp/Jaboticabal.

Henrique dos Santos Pereira, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Ecologia. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia.

Aldenor da Silva Ferreira, Universidade Estadual de Campinas

Doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas/Unicamp.

Citas

BOURDIEU, P. Questões de Sociologia. Trad.: Jeni Vaitsnan. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.BOURDIEU, P. A Economia das Trocas Simbólicas. 3.ª ed. São Paulo: Perspetiva, 1992 .BOWMAN, J. C. Animais úteis ao homem. Coleção Temas de Biologia. São Paulo: EPU / Editora da Universidade de São Paulo, 1980, 73 p.FERRARA, C. R. et. al. Conservação e manejo das tartarugas da Amazônia.Coordenação de Pesquisa em Biologia de Água Doce e Pesca Interior. Manaus: Instituto Nacional de Pesquisas Amazônicas, dezembro de 2010, 61 p.LIMA, D.; POZZOBON, J. Amazônia socioambiental. Sustentabilidade ecológica e diversidade social. Estudos Avançados, v. 19 (54), 2005.MENEGALDO, L. R. O etnoconhecimento como parte e instrumento de gestão ambiental dos mamíferos aquáticos no projeto Piatam (Amazônia Central). Monografia apresentada para obtenção do título de Especialista em Gestão Ambiental. Universidade do Estado do Amazonas, Manaus-AM, 2008, 69 p.__________. Interações socioculturais da comunidade Tapiíra com a fauna silvestre:relações de gênero e geração. Dissertação de Mestrado. Programa de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia. Universidade Federal do Amazonas, 2011, 127 p. MORÁN, E. F. A ecologia humana das populações da Amazônia. Rio de Janeiro: Ed. Vozes Ltda., 1990, 367 p.MOTTA-MAUÉS, M. A. Pesca de homem/peixe de mulher: repensando gênero na literatura acadêmica sobre comunidades pesqueiras no Brasil. Etnográfica, v. III (2): 377-399, 1999.PEREIRA, C. et. al. Análise da caça nas comunidades da área de atuação do Piatam. In: FRAXE, T. J. P.; PEREIIRA, H. S.; WITKOSKI, A. C. Comunidades ribeirinhas amazônicas: modos de vida e uso dos recursos naturais. Manaus: Edua, 2007.PEZZUTI, J.; CHAVES, R. P., Etnografia e manejo de recursos naturais pelos índios Deni, Amazonas, Brasil. Acta Amazonica, v. 39 (1): 121-138, 2009.SILVA, A. L. Animais medicinais: conhecimento e uso entre as populações ribeirinhas do rio Negro, Amazonas, Brasil. Bol. Mus. Par. Emílio Goeldi, Belém, v. 3, n.º 3, p. 343-357, set.-dez., 2008.THOMAS, K. O homem e o mundo natural: mudança de atitude em relação às plantas e aos animais (1500-1800). São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

Publicado

2026-02-01

Cómo citar

MENEGALD, L. R.; PEREIRA, H. dos S.; FERREIRA, A. da S. Os bichos e os homens: interações socioculturais com a fauna silvestre em uma comunidade amazônica. Somanlu: Revista de Estudios Amazónicos, Manaus, v. 12, n. 1, p. p. 61–82, 2026. DOI: 10.29327/233099.12.1-3. Disponível em: //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/somanlu/article/view/460. Acesso em: 21 feb. 2026.

Número

Sección

Artículos