Cidades, fronteiras transnacionais e migração na Pan-Amazônia

Autores/as

  • Edna Castro Universidade Federal do Pará
  • Marcel Hazeu Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.29327/233099.12.2-1

Palabras clave:

Fronteiras transnacionais, migração, cidades, território, Pan- Amazônia

Resumen

Este artigo se propõe analisar os processos de mudança que vêm ocorrendo na fronteira do Brasil com a Guiana francesa, em Oiapoque, do ponto de vista da migração. A perspectiva adotada procura focalizar a compreensão dos sujeitos sociais que transitam nesse espaço transfronteiriço e trazer à visibilidade dimensões pouco estudadas de pequenas cidades que desempenham um papel fundamental na estruturação de regiões distantes e que na atualidade encontram-se sob o foco de novos interesses econômicos e políticos. Trata-se de uma fronteira com significativos fluxos migratórios de brasileiros (Amapá, Pará e Maranhão) que se dirigem aos garimpos do rio Oiapoque e de seus afluentes, e para Caiena, em busca de oportunidades de trabalho, sobretudo na construção civil ou diversos serviços urbanos; e ainda migração para a cidade do Oiapoque que tem seu comércio e serviços ampliado sem função de turistas franceses de Caiena. O artigo registra mudanças em curso e descreve o processo de reorganização do território impulsionado pelas políticas desenvolvimentistas do governo brasileiro e das políticas de ultramar da Franca, analisando sua influência nos processos migratórios, como parte de processos de integração da Amazônia ao território nacional e sul-americano, e ao mercado internacional.


Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Edna Castro, Universidade Federal do Pará

Doutora em Sociologia pela Ecole des Hautes Etudes em Sciences Sociales, professora da UniversidadeFederal do Pará, no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos/Naea e coordenadora do Grupo de PesquisaTrabalho, Empresas e Mercados Globalizados/Diretório do CNPq.

Marcel Hazeu, Universidade Federal do Pará

Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade de Wageningen e mestre em Planejamento doDesenvolvimento pela Universidade Federal do Pará (UFPA/Naea), doutorando da UFPA, em programa doNúcleo de Altos Estudos Amazônicos/Naea, bolsista do CNPq.

Cómo citar

CASTRO, E.; HAZEU, M. Cidades, fronteiras transnacionais e migração na Pan-Amazônia. Somanlu: Revista de Estudios Amazónicos, Manaus, v. 12, n. 2, p. p. 17–43, 2013. DOI: 10.29327/233099.12.2-1. Disponível em: //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/somanlu/article/view/440. Acesso em: 3 may. 2025.

Número

Sección

Artículos

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.