Escolas indígenas: a que será que se destinam?

Autores/as

  • Márcio Silva

DOI:

https://doi.org/10.29327/233099.3.1-4

Palabras clave:

Povos indígenas, educação escolar, direito à educação e autonomia

Resumen

Nas últimas duas décadas, medidas que assegurem a oportunidade de aquisição de educação formal, pelo menos em pé de igualdade com o resto da comunidade nacional, correspondem a uma das reivindicações mais freqüentes dos povos e organizações indígenas no Brasil. Este artigo oferece uma visão histórica breve da relação entre os povos indígenas e as escolas de tradição ocidental em nosso país e focaliza os desafios atuais, as perspectivas e as dificuldades enfrentadas por esses povos para a superação dos velhos modelos e práticas indigenistas associados à questão.

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Cómo citar

SILVA, M. Escolas indígenas: a que será que se destinam?. Somanlu: Revista de Estudios Amazónicos, Manaus, v. 3, n. 1 e 2, p. p. 67–88, 2012. DOI: 10.29327/233099.3.1-4. Disponível em: //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/somanlu/article/view/198. Acesso em: 24 may. 2025.

Número

Sección

Artículos