A inserção do indivíduo em novos espaços sociais e criação de novos papéis sociais
Palabras clave:
indivíduo, pessoa, papéisResumen
Neste artigo, apresentam-se algumas reflexões sobre as transformações do indivíduo ao inserir-se ou ser inserido em novo espaço social. Neste processo de inserção há uma espécie de desindividualização do sujeito, que passa a pensar e ser pensado não mais como indivíduo, mas em detrimento do papel social que desempenha. Esta metamorfose social se dá nos espaços que antes o identificavam como pertencente a um espaço singular, onde o trabalho era uma parte da vida. Neste sentido, este indivíduo marcado por tais transformações é forjado socialmente e a ele é atribuída uma identidade que ressignifica sua existência.
Descargas
Citas
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. 2. ed. São Paulo: Editora Mestre Jou, 1982.
ADORNO/HORKHEIMER. Dialética do Esclarecimento: fragmentos filosóficos. Tradução: Guido Antônio Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
CANEVACCI, Massimo. Dialética do Indivíduo: o indivíduo na natureza, história e cultura. São Paulo: Editora Brasiliense, 1978.
O’DWYER, Eliane Cantarino. Remanescentes de Quilombos na Fronteira Amazônica: A Etnicidade como Instrumento de Luta pela Terra. Terra de Quilombos. Associação Brasileira de Antropologia. Rio de Janeiro, 1995.
RODRIGUES, Arackay Martins. Operário, Operária: estudo exploratório sobre o operariado industrial da Grande São Paulo. São Paulo: Símbolo, 1978.
SALAZAR, João Pinheiro. O novo proletariado industrial de Manaus e as transformações sociais possíveis: estudo de um grupo de operários. Mimeo. São Paulo: 1992.
SARTRE, Jean Paul. O Existencialismo é um humanismo. 4. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1987. (Col. Os Pensadores).
WAGLEY, Charles. Uma comunidade amazônica: estudo do homem nos trópicos. Tradução de Clotilde da Silva Costa. 3. ed. Belo Horizonte: Editora da Universidade de São Paulo, 1998.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2013 Aldair Oliveira de Andrade

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Somanlu: Revista de Estudos Amazônicos faz uso de licença Creative Commons de atribuição (CC BY 4.0)


