O cooperativismo popular como forma de inserção econômica

Autores

  • Celso Augusto Torres do Nascimento Universidade Federal do Amazonas

Palavras-chave:

cooperativismo popular, trabalhadores, solidariedade

Resumo

Esta comunicacao discute o tema do cooperativismo popular como uma forma de emancipação dos trabalhadores. Trata-se de uma alternativa de geração de renda que assume relevância na atualidade e que se apresenta como uma possibilidade de reinserção dos trabalhadores no processo produtivo alternativo. Este cotejamento de dados que estrutura o nosso estudo de mestrado apresenta resultados que apontam para a retomada dos princípios de democracia e solidariedade entre os trabalhadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CULTI, Maria Nezilda. O cooperativismo popular no Brasil: importância e representatividade. In: Anais do Terceiro Congresso Europeu de Latinoamericanistas. Amsterdã, Holanda, 2002.

GUIMARAES, Gonçalo (Coord.). Ossos do Ofício: cooperativas populares em Cena aberta. Rio de Janeiro: Incubadora Tecnológica de Cooperativas (COPPE/UFRJ), 1998.

MARX, Karl. O Capital: critica da economia política. Tradutor: Reynaldo Sant'anna. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980. Livro Primeiro. v. 2.

_________. O Capital crítica da economia política. Tradutor: Reynaldo Sant'anna. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989. Livro Primeiro. v. 1.

POCHMANN, Márcio. O trabalho sob fogo cruzado: exclusão, desemprego e precarização no final do século. São Paulo: Contexto, 1999.

SINGER, Paul. Luz antes do fim do túnel. In: GUIMÃRES, Gonçalo (Coord.). Ossos do ofício: cooperativas populares em cena aberta. Rio de Janeiro: Incubadora Tecnológica de Cooperativa/COPPE/UFRJ, 1998.

________ . Economia solidária: um modo de produção e distribuição. In: SINGER, Paul; SOUZA, André Ricardo de (Org.). A economia solidária no Brasil: a autogestão como resposta ao desemprego. São Paulo: Contexto, 2000a.

________ . Incubadoras universitárias de cooperativas: um relato a partir da experiência da USP. In: SINGER, Paul, SOUZA, André Ricardo de (Org.). A economia solidária no Brasil: a autogestão como resposta ao desemprego. São Paulo: Contexto, 2000b.

________ . Introdução à Economia Solidária. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2002.

________ . Globalização e desemprego: diagnóstico e alternativas. São Paulo: Contexto, 1998.

________ . A cooperativa e uma empresa socialista. In: GUIMARÃES, Gonçalo (Org.). Sindicalismo e cooperativismo: a economia solidária em debate - transformações no mundo do trabalho. São Paulo: Rede Interuniversitária de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho - Unitrabalho, [s. d].

________ . Desafio à solidariedade. In: GUIMARÃES, Gonçalo (Org). Sindicalismo e cooperativismo: a economia solidaria em debate - transformações no mundo do trabalho. São Paulo: Rede Interuniversitária de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho Unitrabalho, [s. d].

TORRES, Iraildes Caldas. Repensar os sentidos do trabalho e rever a cidadania na agenda geocultural do século XXI. Revista Lúnen, São Paulo, v. 8, n.17, 2002.

VASQUEZ, Adolfo Sanchez. Filosofia da Práxis. 4. ed. Tradutor: Luiz Fernando Cardoso. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

Publicado

22-01-2026

Como Citar

NASCIMENTO, C. A. T. do. O cooperativismo popular como forma de inserção econômica. Somanlu: Revista de Estudos Amazônicos, Manaus, v. 4, n. 2, p. 45–55, 2026. Disponível em: //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/somanlu/article/view/19380. Acesso em: 1 fev. 2026.

Edição

Seção

Artigos