Sit down, here comes the story

a class on Afro-Brazilian culture and art

Authors

  • Esther Isabella da Trindade Trindade Universidade Federal do Amazonas
  • Daniela Sulamita Almeida da Trindade Universidade Federal do Amazonas
  • Artemis de Araujo Soares Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.69696/somanlu.v22i2.10562

Keywords:

History, Art, Culture, Africa and Education

Abstract

Considering the curricular guidelines outlined in Law 10.639/03, which deals with compulsory and systematic education mandatory and systematic history and Afro-Brazilian and African culture in all public and private schools from elementary school to high school, his article proposes a reflective reading of the literary work Tumbu and the canvases of the painter Alexandre Rosalino with students of the 7th year of elementary school, a public school in Manaus / AM. Aiming to relate Brazilian literature to the history of Africa and Afro-Brazilian art, in the perception and acceptance of other knowledge and living, which constitute the Brazilian cultural diversity, integrative activities were carried out to read and interpret Marconi Leal's Tumbu and paintings by the artist A. Rosalino. This article proposes a discussion about ethnic-racial culture, through action research, whose methodology made use of the qualitative approach, with data collected through participant observation, using the field notebook and documentary research. In the analysis of our research Paulo Freire guides us to think about a teaching that empowers the cultural identity of the students, and for this, Martha Abreu brings us a problematization about the National Curricular Guidelines calling on educators and other history professionals to get involved with a more engaged reflection on the Afro-Brazilian culture. The accessible language of the recifense writer's work and the colorful setting of black cultural and religious manifestations, in the canvases of the artist from Minas Gerais, favor allying educational policy with educational and curricular practices, providing an environment of interaction and dialogue from Literature and Art as protagonists of ethnic-racial discussions with students in formation.

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Author Biographies

Esther Isabella da Trindade Trindade, Universidade Federal do Amazonas

Graduada em Licenciatura em Historia pelo Centro Universitário do Norte (Uninorte) . Mestranda pelo programa Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA-UFAM). Faz parte do Grupo de Pesquisa: Corpo, corporeidade e multiculturalidade (UFAM). Devolve estudos sobre o conceito de Corpo e Morte em contexto pandêmico de Covid-19.

Daniela Sulamita Almeida da Trindade, Universidade Federal do Amazonas

Funcionária pública vinculada à Secretaria de Estado de Educação e Desporto do Estado do Amazonas-SEDUC/AM. Escola Estadual Professor Juracy Batista Gomes. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amazonas (2015), Mestrado em Educação e Ensino de Ciências pela mesma Universidade (2017). Encontra-se cursando doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) (2018). Atua principalmente nas seguintes temáticas: educação, museus, corpo, ensino de ciências, divulgação científica e espaços não formais. Desenvolve estudos sobre o corpo na contemporaneidade, museus não convencionais como Museu do Seringal Vila Paraíso e Museus indígenas Kokama.

Artemis de Araujo Soares, Universidade Federal do Amazonas

É Professora Titular da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas, onde ministra disciplinas da área Socioantropológica e da Ginástica. Graduada em Educação Física e em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (1973), com mestrado em Educação Física na Escola de Educação Física e Esporte na Universidade de São Paulo (1981). Doutorado em Ciências do Desporto na Universidade do Porto (1999). Atua no Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia - PPGSCA como professora e Membro da Coordenação para o biênio 2018/2020, tendo sido Vice-coordenadora nos biênios 2012/1014 e 2014/2016. Desempenhou a função de Diretora da FEFF nos períodos 1999/2003, 2004/2008 e 2013/2017.Fez Pos-doc em Paris, na Université Paris-5 (Paris-Descartes) e na Université Rennes 2. Foi professora visitante da Université Rennes 2 em 2018/2019. É coordenadora do Grupo de Pesquisa ?Educação Física, CORPO, CORPOREIDADE E MULTICULTURALIDADE ? UFAM, atuando principalmente em temas relativos a estudos socio-culturais-desportivos, povos tradicionais e ginástica rítmica. É membro da Academia Amazonense de Letras ocupando a cadeira num. 40 desde novembro de 2017. É membro da Academia Brasileira de Educação Física desde outubro/2019. Publicou cerca de 20 títulos como autora, co-autora e organizadora de livros além de capítulos de livros. Dentre algumas homenagens, destaca Diploma de Honra ao Mérito Profissional aos Pioneiros de Educação Física da Universidade Federal do Amazonas, do Conselho Regional de Educação Física da 8º Região - CREF8/AM-AC-AP-PA-RO-RR; Reconhecimento e Homenagem da Câmara Municipal de Manaus pelo dia Internacional da Mulher; Diploma de Honra ao mérito concedido pelo Governo do Estado pelos relevantes serviços prestados no campo da Educação Física. É Membro revisor da Revista Praxiologia Motriz da Universidade de las Palmas. Participou do Projeto de Pesquisa: Gênero, Etnicidade, Práticas Sociais e Corporais das Mulheres Sateré-Mawé em duas Comunidades Indígenas, no Amazonas Descrição: Esta pesquisa que contou com o aporte financeiro da Fapeam (Edital Universal), buscou averiguar de que forma as configurações de gênero aparecem entrelaçadas às práticas sociais das mulheres sateré-maw-e, dando especial relevo ao trabalho, à pintura corporal como expressão identitária, à atividade de parteira e ao ritual da moça nova nas comunidades Molongotuba e Umirituba, no rio Andirá, Amazonas. ID ORCID https://orcid.org/0000-0002-9678-293

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Published

2022-10-24

How to Cite

TRINDADE, E. I. da T.; TRINDADE, D. S. A. da; SOARES, A. de A. Sit down, here comes the story: a class on Afro-Brazilian culture and art. Somanlu: Journal of Amazonian Studies, Manaus, v. 22, n. 2, p. 03–16, 2022. DOI: 10.69696/somanlu.v22i2.10562. Disponível em: //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/somanlu/article/view/10562. Acesso em: 6 jul. 2025.

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