Hospitalidade
Uma reflexão no curso do processo civilizador
DOI:
https://doi.org/10.29327/233099.16.2-4Palavras-chave:
Processo civilizador, Cortesia, HospitalidadeResumo
O processo civilizador acompanha as sociedades ao longo do seu desenvolvimento e apresenta modificações nos padrões de conduta. Regras de etiqueta e de bons relacionamentos são marcas desse processo. A hospitalidade está inserida nesse processo e oscila para mais ou para menos, influenciada pela individualização e pela diferenciação social ocorrendo nas sociedades mais complexas. Tecer uma reflexão da hospitalidade no contexto de comunidades mais simples sob a ótica do processo civilizador constitui o objetivo deste artigo. A abordagem é qualitativa e a pesquisa é bibliográfica com aporte de Alain Montandon, Luiz Octávio de Lima Camargo na perspectiva do processo civilizador de Norbert Elias, auxiliado pelas discussões de Gláucio Matos (2015).
Downloads
Referências
CAMARGO, Luiz Octávio de Lima. O estudo da hospitalidade. In: O livro da hospitalidade: acolhia do estrangeiro na história e nas culturas. Sob a direção de Alain Montandon; tradução de Marcos Bagno e Lea Zylberlicht. São Paulo:
Editora Senac, 2011.
ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Organizador por Michael Schröter; tradução Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.
ELIAS, Norbert. O processo civilizador, volume I: uma história dos costumes. Tradução Ruy Jungmann. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
MATOS, Gláucio Campos Gomes de. Ethos e figurações na hinterlândia amazônica. Manaus, AM: Editora Valer/Fapeam, 2015.
MONTANDON, Alain. Espelhos da hospitalidade. In: O livro da hospitalidade: acolhida do estrangeiro na história e nas culturas. Sob direção de Alain Montandon; tradução de Marcos Bagno e Lea Zylberlicht. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Somanlu: Revista de Estudos Amazônicos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Somanlu: Revista de Estudos Amazônicos faz uso de licença Creative Commons de atribuição (CC BY 4.0)


