Ruídos na comunicação
o homem amazônico sob a ótica do preconceito
Palavras-chave:
Amazônia, preconceito, esteriótipo, imaginárioResumo
Este artigo aborda a visão estereotipada sobre a Amazônia e o homem amazônico, observada em nível nacional e local, questionando a origem dessa ótica distorcida e o porquê das representações sobre a região quase sempre excluírem seus habitantes. Enfoca, também, o preconceito emergente nas relações sociais com referência aos amazonenses, estabelecendo ligação entre o imaginário da época da colonização, os estereótipos dai originados e os indícios de sua permanência na atualidade.
Downloads
Referências
AGASSIZ, Louis. Viagem ao Brasil: 1865-1866. São Paulo: Itatiaia/Edusp, 1975.
BENEYTO,Juan. Informação e sociedade: os mecanismos sociais da atividade informativa. Tradução de Maria de Lourdes Allan. Petrópolis: Vozes, 1974.
BUSATO, Luiz. Os limites da representação: os mitos amazônicos na novela brasileira. In: PERUZO, Cicília; PINHO, J. Benedito (Org). Comunicação e multiculturalismo. Manaus: Intercom/UA, [s. d.]
GERBI, Antonello. O novo mundo: história de uma polêmica (1750-1900). São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
LIMA, Deborah de Magalhães. Equidade, desenvolvimento sustentável e preservação da biodiversidade: algumas questões sobre a parceria ecológica na Amazônia. In.: CASTRO, Edna; PINTO, Florence (Org.). Faces do trópico úmido: conceitos e questões sobre desenvolvimento e meio ambiente. Belém: UFPA/ NAEA/CEJUP, 1997.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Maria das Graças Ferreira de Medeiros

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Somanlu: Revista de Estudos Amazônicos faz uso de licença Creative Commons de atribuição (CC BY 4.0)


