Educação em Saúde: Uma Intervenção Multiprofissional com um Grupo de Diabéticos

Health Education: A Multidisciplinary Intervention with a Diabetic Group

Autores

  • Giuliana Arie HUGV
  • Abner Souza Paz HUGV
  • Anne Karina Pereira de Andrade HUGV
  • Bruna Loretta Flores da Silva HUGV
  • Betânia de Oliveira Rebouças HUGV
  • Gesiane Araújo Frota HUGV

Palavras-chave:

Diabetes Mellitus; Educação em saúde; Autocuidado.

Resumo

Objetivos: Relatar a experiência de uma equipe multiprofissional de residentes em saúde junto a pacientes diabéticos na atenção primária. Metodologia: Estudo descritivo e qualitativo, realizado por meio da descrição dos resultados da vivência dos residentes do Programa de Residência Multiprofissional de Saúde do Hospital Universitário Getúlio Vargas, em Manaus/AM, numa intervenção em educação e saúde junto a um grupo de diabético, que ocorreu no período de junho a agosto de 2013 em uma unidade de saúde de Manaus/AM. A atividade contou com a participação de oito usuários. Resultados: Foi possível identificar os conhecimentos prévios e adquiridos durante os encontros e a percepção pessoal dos participantes acerca das atividades. Assim como a aplicação de uma metodologia que envolvesse os profissionais residentes numa perspectiva multiprofissional, possibilitando a construção de novos conhecimentos por meio da interação entre os profissionais e deles com os usuários. Desse modo, os participantes salientaram que as informações adquiridas são imprescindíveis para uma melhor qualidade de vida e controle da doença. Conclusão: A prática de educação em saúde compreende uma importante estratégia educativa para a promoção de saúde e inserção dos usuários na construção do conhecimento sobre saúde. E essa ação construída na cooperação de saberes multiprofissionais proporciona um avanço na dimensão do cuidado humanizado e integral aos usuários do SUS.

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Publicado

2021-10-15

Edição

Seção

Artigo Original