Empiema pleural no adulto e adolescente: Prevalência, tratamento e evolução no período de janeiro 1995 a janeiro de 2005.

Pleural Empyema in the adult and adolescent: Prevalence, treatment and evolution in the period of January 1995 the January of 2005

Autores

  • Luiz Carlos de Lima HUGV
  • Higino Felipe Figueiredo HUGV
  • Fernando Luiz Westphal HUGV/UFAM
  • José Correa Lima Netto HUGV
  • Isy Lima Peixoto UEA

Palavras-chave:

Empiema Pleural, Trauma Torácico, Derrame Pleural.

Resumo

O empiema é uma infecção piogênica ou supurativa do espaço pleural. Hipócrates a reconheceu em 500 a.C. como uma doença grave, cuja drenagem era o único tratamento adequado. E, apesar do uso disseminado de antibióticos, o empiema continua a ser causa de grande morbidade em pacientes com pneumonia. Portanto, seu reconhecimento precoce deve ser enfatizado para uma menor morbi-mortalidade. Visando definir o perfil epidemiológico dos pacientes com empiema pleural na cidade de Manaus, realizou-se uma análise retrospectiva observacional dos pacientes maiores de 12 anos internados no Hospital Universitário Getúlio Vargas e Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto no período de janeiro de 1995 a janeiro de 2005. Então, utilizou-se uma amostra de 109 pacientes contidos no setor de arquivo médico e estatística (Same) dos hospitais, sendo estabelecidas possíveis associações do empiema pleural com as variáveis mais significativas contidas nos prontuários, tais como: idade, sexo, causas, exames complementares, patologias associadas, tratamentos empregados, complicações e a mortalidade. O software utilizado na análise foi o programa Epi-Info 3.3 for Windows desenvolvido e distribuído pelo CDC (www.cdc.org/epiinfo) e o nível de significância utilizado nos testes foi de 5%. Observouse significância estatística na associação do empiema pleural com o sexo masculino na faixa etária de adulto jovem e a principal causa que foi secundário a trauma torácico penetrante. Isto demonstra a crescente violência na sociedade e suas conseqüências, gerando custos para o sistema de saúde e seqüelas muitas vezes irreversíveis para os indivíduos acometidos, sendo em sua maior parte adultos jovens e do sexo masculino. A principal complicação diagnosticada foi encarceramento pulmonar e do total de pacientes com empiema pleural apenas quatro evoluíram para óbito.

Downloads

Publicado

2021-10-08

Edição

Seção

Artigo Original