O JOGO “STOP DA TABELA PERIÓDICA”: UM RECURSO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Iara Maíra Moraes de Andrade Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Marcelo Moura da Silva Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Leidiane Ferreira da Silva Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Lucinete Duarte Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Jogos lúdicos, Aprendizagem

Resumo

O Ensino de Ciências desperta no estudante curiosidades investigativas, desafiando-os a resolver problemas e desenvolver a curiosidade cientifica. Seguindo esta perspectiva, bolsistas do PIBID/UFAM do curso de Ciências Naturais da Universidade Federal do Amazonas, vem desenvolvendo diversos tipos de situações de aprendizagens. O objetivo deste estudo foi construir um jogo pedagógico dos elementos químicos da tabela periódica, utilizando-se a perspectiva da abordagem do ensino investigativo (SEI). O uso de atividades de investigação na sala de aula permite aos alunos a aprendizagem de conhecimento científico, promove o desenvolvimento de competências e habilidades, bem como proporciona oportunidades para reflexão. O jogo em questão foi uma adaptação do jogo Stop denominado “Stop da Tabela Periódica” e foi aplicado na Escola Municipal Vicente de Paula, para 32 alunos do 9° ano. As atividades seguiram as etapas de identificação do problema, exploração do problema, criação de estratégias e avaliação. O problema proposto foi baseado na seguinte pergunta: de que forma a construção de um jogo sobre a tabela periódica contribui para aprendizagem dos alunos? A partir dessa questão desenvolveu-se o jogo que consiste em cartas contendo elementos da tabela periódica e um banner. Para criar a estratégia de aprendizagem formou-se grupos de até 5 alunos, distribuíram-se cartas, as quais formaram palavras utilizando os símbolos dos elementos. Os demais grupos escolhiam um representante para decifrar a palavra formada. Para cada acerto a equipe pontuava. Ao final desta etapa, discutiu-se os procedimentos realizados e avaliou-se com perguntas sobre a importância da tabela periódica, números de períodos, dificuldades no jogo, a contribuição, e relação entre aula teórica e jogos didáticos.  Dos resultados obtidos, os alunos afirmaram que o jogo possibilitou alternativa para o ensino/aprendizagem sobre a tabela periódica. Embora os alunos sentissem dificuldades, explicada em função do dinamismo da estratégia, que consistiu na competição e ação de cooperação. E os alunos envolvidos não estão acostumados. Ressaltamos que o trabalho pedagógico com o jogo na sala de aula possibilita ao professor tornar a aprendizagem motivadora, significativa, bem como a aprendizagem de conceitos, além de proporcionar aos alunos condições adequadas ao desenvolvimento físico, motor, emocional, cognitivo e social.

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Publicado

2021-06-23

Como Citar

DE ANDRADE, I. M. M.; DA SILVA, M. M.; DA SILVA, L. F.; DUARTE, L. O JOGO “STOP DA TABELA PERIÓDICA”: UM RECURSO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista Ensino, Saúde e Biotecnologia da Amazônia, [S. l.], v. 3, n. esp., p. 14, 2021. Disponível em: https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/resbam/article/view/8694. Acesso em: 19 abr. 2024.

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