ANÁLISE SOBRE O CONHECIMENTO CONTIDO NAS DISSERTAÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA (PPG-ECIM) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)

Autores

  • Daniel Victor Lima de Souza Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Irlane Maia de Oliveira Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Palavras-chave:

Pós-graduação, Dissertação, Ensino de ciências e matemática

Resumo

Os Programas de Pós-Graduação têm recebido críticas na esfera política, bem como da sociedade sobre a relevância das pesquisas científicas realizadas. De modo a contribuir na reflexão e esclarecimento sobre a produção fomentada nas universidades, objetivou-se analisar os conhecimentos gerados nas dissertações do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPG-ECIM) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Para tanto, realizou-se o levantamento e posterior categorização temática das dissertações do PPG-ECIM defendidas entre os anos de 2016 e 2018 por meio do Sistema de Bibliotecas da UFAM (SISTEBIB). Foram produzidas 37 dissertações (8 em 2016, 11 em 2017 e 18 em 2018), divididas em sete categorias: (I) análise da aplicação de um método não-tecnológico no processo de ensino (12); (II) estudo sobre as vantagens do uso de tecnologias na educação (9); (III) concepção e entendimento de discentes e/ou docentes sobre um determinado assunto (6); (IV) análise do processo de construção de um conhecimento; (V) análise dos benefícios da aplicação de metodologias ou políticas para a formação de professores (3); (VI) estudo sobre a importância do processo de formação continuada do professor (1); (VII) evasão escolar de graduandos (1). Os dados revelam que o número de dissertações produzidas mais que duplicou entre 2016 e 2018. O grande número de trabalhos referentes a aplicação de métodos de ensino é visto como algo positivo, já que entender o contexto da sala de aula é de vital importância para se alcançar os objetivos referentes a construção do conhecimento, principalmente quando envolve o uso de aparatos tecnológicos. Analisar concepções de professores também é relevante, pois revela como ocorre a construção do conhecimento e senso crítico do aluno. Ainda que grandes contribuições ao conhecimento científico tenham sido feitas, há terreno fértil para a produção de pesquisas referentes a formação do professor.

Downloads

Publicado

2021-06-23

Como Citar

DE SOUZA, D. V. L.; DE OLIVEIRA, I. M. ANÁLISE SOBRE O CONHECIMENTO CONTIDO NAS DISSERTAÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA (PPG-ECIM) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM). Revista Ensino, Saúde e Biotecnologia da Amazônia, [S. l.], v. 3, n. esp., p. 07, 2021. Disponível em: https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/resbam/article/view/8687. Acesso em: 16 abr. 2024.