CONFECÇÃO DE EQUIPAMENTOS PARA LABORATÓRIO DE BIOLOGIA E QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO COM MATERIAIS BAIXO CUSTO

Autores

  • Fabio Cano Carnielo Escola Estadual de Tempo Integral Professor Manuel Vicente Ferreira Lima Coari/AM
  • Leonardo Coelho Escola Estadual de Tempo Integral Professor Manuel Vicente Ferreira Lima Coari/AM
  • Cloves Pessoa da Silva Neto Escola Estadual de Tempo Integral Professor Manuel Vicente Ferreira Lima Coari/AM
  • Evelin da Silva Melo Escola Estadual de Tempo Integral Professor Manuel Vicente Ferreira Lima Coari/AM
  • Manuela Filicceli Lemos Escola Estadual de Tempo Integral Professor Manuel Vicente Ferreira Lima Coari/AM
  • Carolina Arruda de Faria Universidade Federal do Amazonas - Instituto de Saúde e Biotecnologia (UFAM/ISB) http://orcid.org/0000-0001-8086-1262

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Ensino Médio, Laboratório, Materiais de Baixo Custo

Resumo

Introdução: Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio evidenciam que a capacidade de análise e raciocínio devem ser estimulados nos alunos por meio de associação dos conteúdos teórico com atividades práticas, principalmente em relação a ciências. Porém, grande parte das escolas públicas no Brasil não possuem uma estrutura e materiais adequados para o desenvolvimento dessas atividades. Assim, materiais alternativos de baixo custo surgem como uma opção para que estas aulas experimentais sejam realizadas em laboratórios ou em salas improvisadas. É importante também destacar a motivação e interesse dos alunos, pois esses materiais propiciam uma vivência nova. Objetivo: Este projeto foi desenvolvido na Escola Estadual de tempo integral Prof. Manuel Vicente Ferreira Lima-CETI, com o objetivo de dispor de materiais de baixo custo para uso experimental em aulas de biologia e química, visto a dificuldade de adquirir materiais de laboratório pelas escolas públicas. Metodologia Método: Para a elaboração dos equipamentos foram utilizados materiais recicláveis e alguns materiais de fácil acesso como: bastão de cola quente, panela de alumínio, rejunte de piscina acrílico, modelo anatômico de corpo humano. Para a confecção do microscópio, utilizou-se câmera digital comercial e partes sobressalentes do laboratório de informática e espaço make da escola. Para confecção de um modelo anatômico didático de corpo humano, utilizou-se como base um modelo comercial. Para reproduzir o modelo, utilizou-se bastões de cola quente. A cola foi derretida em uma panela de alumínio, em seguida foi despejada sobre cada parte do modelo separadamente. Depois que cola secou totalmente, a peça a ser copiada foi retirada e o molde obtido foi preenchido com resina epóxi (rejunte de piscina). Aguardou-se a solidificação da resina e retirou-se do molde, obtendo-se peças iguais às originais prontas para serem coloridas pelos alunos e utilizadas em aulas práticas. Resultado: Os alunos participaram da construção de um microscópio óptico funcional com aumento máximo de 800 vezes e um modelo anatômico de um corpo humano, o que permitiu a discussão e aprendizado de conceitos de ciências e biologia. Conclusão: A utilização dos materiais alternativos na confecção de equipamentos de laboratório permite promover aulas de experimentação mesmo quando se tem pouco recurso, o que possibilita aos alunos compreender e associar o conteúdo teórico com a prática, melhorando o processo de ensino-aprendizagem e tornando o aluno agente principal desse processo.

Downloads

Publicado

2020-10-26

Como Citar

CARNIELO, F. C.; COELHO, L.; DA SILVA NETO, C. P.; MELO, E. da S.; LEMOS, M. F.; DE FARIA, C. A. CONFECÇÃO DE EQUIPAMENTOS PARA LABORATÓRIO DE BIOLOGIA E QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO COM MATERIAIS BAIXO CUSTO. Revista Ensino, Saúde e Biotecnologia da Amazônia, [S. l.], v. 2, n. esp., p. 12, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/resbam/article/view/6561. Acesso em: 24 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)