Métodos e Hábitos de Estudo: uma Pesquisa Descritiva com Estudantes do Ensino Superior
要旨
Este trabalho objetiva descrever os métodos, hábitos e dificuldades de estudo-aprendizagem de estudantes do ensino superior. Para tanto, empreendeu-se uma pesquisa qualitativa de enfoque descritivo e transversal. Participaram do estudo vinte e cinco estudantes universitários (graduação e pós-graduação). Os dados foram coletados mediante entrevistas semiestruturadas, sendo analisados de acordo com os pressupostos metodológicos da análise de conteúdo. As perguntas realizadas giraram em torno dos seguintes temas: (1) dificuldades encontradas no autoestudo; (2) hábitos inadequados de estudo; (3) métodos de estudo percebidos como eficazes; (4) dificuldades de estudo na Pandemia de Covid-19; e (5) opiniões sobre programas de apoio psicopedagógico ao processo de estudo-aprendizagem. Os resultados indicam que os estudantes que participaram da investigação tentaram lidar, em alguma medida, de forma intencional, organizada e sistemática com o processo de estudo-aprendizagem. Entretanto, eles enfrentaram fortes obstáculos ao longo desse processo, principalmente a má gestão do tempo de estudo, a falta de atenção e concentração e o uso de estratégias passivas de aprendizagem. Os resultados também evidenciam a importância de se ampliar, de modo sistemático e institucional, o apoio psicopedagógico ao processo de estudo-aprendizagem no ensino superior, visando à melhoria dos métodos e hábitos de estudo de estudantes universitários.
Palavras-chave: Métodos de estudo; Estratégias de aprendizagem; Rendimento acadêmico; Ensino superior.