SOME - Reflexões e Vivências Epopeicas de um Egresso-Pesquisador na Amazônia Paraense

Autores

  • Luciandro Tassio Ribeiro de Souza
  • Tania Suely Azevedo Brasileiro

Resumo

A Amazônia, reconhecida por sua imensa biodiversidade e riqueza cultural, enfrenta desafios históricos no campo da educação, agravados por suas particularidades geográficas e sociais. No estado do Pará, a dificuldade de acesso ao ensino em áreas rurais motivou a criação do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) em 1980, uma política educacional implementada em todos os 144 municípios paraenses ao longo dos anos. O SOME visa assegurar a inclusão e a permanência de estudantes em suas comunidades, respeitando as especificidades locais. Este estudo empreende uma análise crítica e sensível sobre o papel do SOME na formação escolar e cidadã na Amazônia Paraense, tomando como eixo central as experiências formativas de um egresso-pesquisador cujas vivências expressam, de forma contundente, tanto os desafios quanto as potências dessa política educacional. A construção metodológica articula pesquisa bibliográfica, documental e autobiográfica, organizando-se sob a perspectiva das vivências epopeicas, que conferem à narrativa não apenas densidade analítica, mas também sensibilidade e compromisso ético com as populações do campo. Os resultados evidenciam que o SOME viabiliza o acesso ao Ensino Médio em regiões remotas por meio de um sistema modular e com rodízio de professores. Contudo, persistem desafios como a descontinuidade pedagógica, a precariedade da infraestrutura e a inadequação dos currículos às realidades locais. Conclui-se que a trajetória do egresso-pesquisador ressalta a importância do SOME, ao mesmo tempo em que aponta a necessidade de aprimoramentos na política para enfrentar os desafios sociais, ambientais e educacionais contemporâneos.

Palavras-chave: Amazônia Paraense; Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME); Egresso-pesquisador.

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Publicado

2025-07-01