O Currículo e o Desenvolvimento do Pensamento Crítico no Segundo Ciclo do Ensino Secundário Geral.

Autores

  • Maria José Teixeira

Resumo

A crítica é o motor que promove a mudança social e o currículo o instrumento através do qual o sistema educativo efectiva o desenvolvimento do pensamento crítico nos estudantes. A falta de direcionamento para o desenvolvimento do pensamento crítico no processo de educação e ensino no segundo ciclo do ensino geral se traduz na obediência cega e na estagnação social, em oposição aos objectivos da Lei 17/16 Lei de Base da educação angolana que enfatiza uma educação e um ensino capazes de promover a mudança individual e social. A constatação de que os estudantes do segundo ciclo do ensino geral apresentam dificuldades em emitir opiniões e argumentar suas escolhas, impele a abordagem do tema o currículo e o desenvolvimento do pensamento crítico no segundo ciclo do ensino geral, com o objectivo de compreender a influência do currículo no desenvolvimento do pensamento crítico nos estudantes do segundo ciclo do ensino geral. A pesquisa é de abordagem qualitativa e de natureza exploratória, com recurso ao método de pesquisa bibliográfica e documental. Pretende-se que sejam promovidas reflexões em torno da concepção do currículo do ensino secundário geral, bem como das teorias curriculares que servem de base ao sistema de educação e ensino angolano. Espera-se consciencializar todos os que estão comprometidos com a educação para a importância de se conceber um currículo voltado para o desenvolvimento do pensamento crítico e trabalhar no sentido da sua efectivação. Apela-se a uma maior divulgação por parte do Ministério da Educação dos instrumentos que servem de sustentáculo aos currículos entre os profissionais da educação.

 Palavras chave: Currículo; Pensamento crítico; Ensino secundário;

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Publicado

2025-07-01