O Modelo Vrio como Ferramenta de Avaliação dos Recursos e Capacidades das Instituições de Ensino Superior: Estudo de Caso Instituto Superior Politécnico Tecnologia e Ciências (2022)
Resumo
O presente estudo faz referência sobre o modelo VRIO (Visão Baseada em Recursos), uma ferramenta que permite a avaliação e conhecimento do potencial competitivo dos recursos e capacidades de uma determinada organização. Nesse contexto, pretendeu-se avaliar até que ponto os recursos e capacidades do Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC) cumprem com as questões do modelo VRIO. Para tal, foi necessário identificar os recursos e capacidades da Instituição em estudo, recolher informações sobre percepção e qualitativa por parte da comunidade Institucional e analisar o potencial competitivo a partir do modelo em uso neste trabalho. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, de abordagem quantitativa e qualitativa, com fins descritivos, procedimentos bibliográficos e estudo de caso. Usou-se uma técnica de amostragem não probabilística, com recursos ao inquérito ao questionário e entrevistas como forma de colecta de dados. No estudo de caso, verificou-se que maior parte dos recursos e capacidades estudados respondem a todas as questões do modelo VRIO, com excepção do item relacionado ao programa de treinamento na percepção dos técnicos de laboratórios, que responde apenas as questões de valor, raridade e organização, deixando de parte a questão da imitabilidade. Relativamente aos recursos e capacidades com maior incidência de cumprimento das questões do modelo VRIO, destaca-se a qualidade dos serviços prestados pela biblioteca aos estudantes e a politica de remuneração oferecida pela Instituição aos docentes, técnicos de laboratórios e técnicos administrativos.
Palavras-chaves: Visão Baseada em Recursos, Vantagem Competitiva, Modelo VRIO.