Alfabetização em Mato Grosso do Sul: memórias de pessoas cegas

Autores/as

  • Giovani Ferreira Bezerra

Resumen

Discute-se a alfabetização de pessoas cegas congênitas no estado de Mato Grosso do Sul. Foi adotada metodologia de abordagem qualitativa, com a realização de entrevistas semiestruturadas, considerando o depoimento de 8 pessoas cegas, entrevistadas entre julho e agosto de 2021, nascidas entre 1961 e 2006. Os resultados indicaram as táticas empregadas pelos entrevistados, desde a infância, para sua participação em práticas de leitura e escrita, bem como demonstraram o destaque do Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos (ISMAC) na promoção de alfabetização em braille da maioria dos entrevistados, sendo essa instituição uma referência no estado no campo da deficiência visual/cegueira. A partir dos relatos memorialísticos dos depoentes, depreende-se que, fora as questões pertinentes ao domínio do braille e, em alguns casos, pela institucionalização, na forma de internato no ISMAC, a história da alfabetização de cegos também foi atravessada pelo uso de atividades repetitivas, de treino motor e uso de cartilhas.

Palavras-chave: Cegueira. Alfabetização. Memória histórica.

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Publicado

2025-07-01