A Inteligência Artificial em Aplicativos para Aprendizagem de uma nova Língua Estrangeira
Resumo
Este estudo é fundamentado nos autores Maia e Mattar (2007), Suave (2024) e Santos (2023), e visa investigar a viabilidade da utilização da Inteligência Artificial (IA) em aplicativos para a aprendizagem de uma nova língua estrangeira. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, com base em fontes como o Google Acadêmico, a biblioteca Pearson em português. No primeiro momento, são expostas a influência e a adaptação do ensino tradicional para o ensino remoto a distância. Em um segundo momento, é evidenciada a importância da Inteligência Artificial (IA) nos processos de aprendizagem remotos, explorando suas vantagens, desvantagens e os desafios que se encontram em sua utilização. Por último, é apresentado um breve relato da experiência de aprendizagem dos autores deste artigo utilizando a plataforma Duolingo, que utiliza inteligência artificial para adaptar seus conteúdos. Conclui-se, por fim, que é possível utilizar a IA em aplicativos de ensino de línguas estrangeiras como uma ferramenta auxiliar eficaz.
Palavras-chave: Aprendizagem, IA, Língua Estrangeira, Aplicativos.