Aprender para liderar, inovar para transformar: uma contribuição para sua análise a partir do caso de ensino superior de Moçambique
要旨
A presente pesquisa propõe se a contribuir para analisar a pertinência do aprender para liderar e inovar para transformar. Tratando se de um trabalho que dá enfase ao caso do ensino superior em Moçambique convencionou se, primeiro, que a preocupação não consiste em discutir o processo de aprendizagem, nas sim do que deve ser liderado e, no caso, foi determinado o aprender para liderar o desenvolvimento no ensino superior, a saber, primeiro, a liderança para a investigação, extensão universitária e formação do capital humano e, em segundo lugar, o aprender a liderar a qualidade no ensino superior, sendo ambos aspectos essenciais para uma adequada contribuição do ensino superior no desenvolvimento nacional. Nesse âmbito, a relevância do que liderar é discutida em termos dos fundamentos que justificam o seu incremento tendo em conta o contexto de Moçambique, sobretudo a partir dos desafios existentes. Igualmente, em relação a inovação para transformar está em analise a tipologia da proposta de inovações que possam ser desencadeadas nas instituições de ensino superior, principalmente no âmbito académico, de modo a que estas instituições possam desempenhar eficazmente a sua missão. Deste modo, o estudo efectuado à partir da análise de conteúdo aponta para possíveis caminhos para uma liderança transformadora, ética e participativa nas instituições de ensino superior, face aos desafios que o contexto educacional, socio económico e politico as impõem.
Palavras chave: ensino superior, liderança, inovação, aprendizagem organizacional, transformação institucional