Impacto Didáctico das Simulações Computacionais na Mudança das Concepções Alternativas dos Alunos sobre o Escoamento de um Fluido Ideal

Autores

  • Isaías dos Santos Manuel Pedro
  • Júnior João Américo

Resumo

Este artigo investiga o impacto didáctico das simulações computacionais na transformação das concepções alternativas dos alunos do 3º Ano do curso de Ensino de Física do ISCED – Uíge, no que se refere ao escoamento de um fluido ideal em um canal com secções variáveis. O propósito foi avaliar uma estratégia didáctica que integra uma abordagem teórica às simulações computacionais, visando o ensino-aprendizagem do escoamento de fluidos em canais com seções variáveis. A pesquisa surgiu da vivência do autor enquanto aluno e professor de Física no ensino secundário e superior em Angola, identificando que as concepções dos alunos frequentemente giram em torno da variação da pressão e da velocidade, como evidenciado pela aplicação de um teste diagnóstico. Após identificar essas concepções, os alunos participaram de três (3) sessões letivas: a primeira focou na confrontação das concepções em relação aos modelos físicos abordados nas equações de continuidade, Bernoulli e na aplicação do tubo de Venturi; a segunda envolveu o uso do simulador PhET; e a terceira concentrou-se no trabalho individual dos alunos sobre a manipulação das variáveis apresentadas em um problema específico. Ao final das sessões, foi aplicado um teste prognóstico e os resultados mostraram uma melhoria significativa, indicando que a manipulação das variáveis por meio do software PhET Simulations contribui para a mudança das concepções alternativas dos alunos sobre o escoamento de fluidos, promovendo uma aprendizagem significativa dos fenômenos e processos relacionados. Para conduzir esta pesquisa, foram utilizados métodos teóricos, empíricos e matemáticos.

Palavras-chave: software PhET Simulations; concepções alternativas; fluidos ideais  

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Publicado

2025-07-01