A Física por detrás da montagem cinematográfica: uma perspectiva de ensino da associação de espelhos planos focada no fomento das práticas epistémicas dos alunos através de excerto de um vídeo e trabalho experimental com material de baixo custo

著者

  • Isaías dos Santos Manuel Pedro

要旨

O presente artigo foi concebido a partir das evidências sobre o baixo número de produções científicas relativamente ao ensino da associação de espelhos planos a partir de materiais de baixo custo, tendo como foco as práticas epistémicas dos alunos. Para o efeito, identificou-se na literatura científica as caraterísticas da mediação docente que permitem o fomento das práticas epistémicas dos alunos no ensino-aprendizagem da física seguindo a conceção do banco de ótica utilizado, bem como a identificação do vídeo cujo excerto foi utilizado para introduzir a tarefa-desafio. Assim sendo, questionou-se sobre que práticas epistémicas dos alunos podem ser induzidas através da aplicação das caraterísticas da mediação docente identificadas e o uso do excerto do vídeo e banco de ótica construído a partir de materiais de baixo custo. Deste modo, realizou-se uma sessão letiva com alunos da 12ª classe de uma escola comparticipada do município de Negage (Angola), a qual baseou-se no uso de algumas das caraterísticas da mediação docente previamente identificadas utilizando os meios referenciados; pelo que coletou-se dados de dentro da sala de aula através de áudios, vídeos e fotografias; o que permitiu analisar os dados com recurso à análise textual descritiva e análise do discurso oral do professor e alunos, assim como concluir sobre o impacto dos procedimentos utilizados na mediação docente no fomento das práticas epistémicas dos alunos.

Palavras-chave: associação de espelhos planos; práticas epistémicas dos alunos; materiais de baixo custo.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.downloads##

出版済

2025-07-01