Técnica de Mão Livre na Aprendizagem das Projecções Ortogonais: uma Revisão de Literatura
Resumen
Trata-se de um artigo científico com uma abordagem exploratória, focada na revisão de literatura sobre as possibilidades da aplicação da técnica de Mão Livre como auxílio no Processo do Ensino e Aprendizagem (PEA) das Projecçções Ortogonais de um objecto, que consiste em representar graficamente, pelo Método de Monge, as suas vistas. O problema foi evidenciado pela Estratégia do Ensino Secundário Geral (2009-2015) segundo a qual, na implementação da estratégia anterior, a disciplina de Desenho foi identificada como uma das mais críticas no que refere ao desempenho escolar. Motivou a escolha deste desafio, as críticas da sociedade, as críticas académicas e das políticas educacionais em Moçambique em relação aos problemas como a fraca aderência ao Grupo de Desenho no II Ciclo do Ensino Secundário Geral, e consequente fraca aderência aos cursos de Arquitectura e Urbanismo, Engenharia Civil, Artes Visuais e Design, etc. Os resultados revelaram as potencialidades da técnica de Mão Livre na aprendizagem da PO. Evidenciaram que o Construtivismo de Piaget torna o aluno activo na construção do conhecimento. A pesquisa sugeriu estudos de pesquisa-acção para a análise da eficácia da técnica de mão-livre para outros contextos.
Conceitos-chave: Aprendizagem; Esboço, Croqui ou Mão-Livre; Educação Visual; Projecção Ortogonal.