Recursos y Usos de las TIC en la Resolución de Problemas Matemáticos
Resumen
Resolver problemas matemáticos é uma preocupação em diferentes contextos e as TIC continuam a propor estratégias que prometem eficiência, eficácia, bem como uma aprendizagem verdadeiramente significativa. Levando em conta essa perspectiva, este artigo mostra o uso das TIC como ferramenta pedagógica na resolução de problemas matemáticos, identificando a visão particular de alunos do sexto ao nono ano de uma instituição de ensino médio sobre o uso das TIC em seus processos de ensino e aprendizagem, bem como algumas experiências e estratégias pedagógicas utilizadas por um grupo de professores, levando em consideração as particularidades do contexto pandêmico e as mudanças que foram geradas após a crise gerada pela Covid-19. A metodologia utilizada é uma abordagem mista predominantemente qualitativa com análise diagnóstica descritiva por meio da triangulação das informações fornecidas. Foi utilizado um questionário para orientar um grupo focal com professores e um questionário para uma pesquisa com perguntas fechadas aplicadas aos alunos. O resultado é uma reflexão sobre a necessidade de capacitar para a resolução de problemas matemáticos, respondendo a contextos com dificuldades em desníveis sociais e tecnológicos, destacando as oportunidades de utilização de ferramentas TIC para esse fim.Resumen
Palavras-chave: Confinamento; COVID-19; Resolução de problemas matemáticos; TIC.