O Impacto dos Recursos Tecnológicos de Aprendizagem Interativa no Ensino Superior Presencial: Um estudo sobre a integração de Chatbots e Internet em sala de aula
Resumo
O presente estudo investiga o impacto da integração de chatbots e da Internet no ensino superior presencial, analisando o uso dessas tecnologias por 36 estudantes de duas turmas do curso de Gestão de Recursos Humanos na Universidade São Tomás de Moçambique. A pesquisa adoptou uma abordagem qualitativa exploratória, com colecta de dados realizada ao longo do primeiro semestre de 2024. Foram utilizadas técnicas de observação participante e entrevistas semiestruturadas para compreender as percepções dos estudantes sobre o uso dessas tecnologias na aprendizagem. A análise dos dados baseou-se na análise de conteúdo, permitindo identificar padrões, benefícios e desafios no uso desses recursos no contexto académico. Os resultados indicam que os alunos utilizam chatbots e Internet para pesquisa e participação activa em sala de aula. No entanto, desafios foram observados, como a dependência excessiva de fontes online e a falta de análise crítica em alguns trabalhos em grupo. Embora essas tecnologias facilitem a interação entre estudantes e professores, a necessidade de estratégias pedagógicas que promovam pensamento crítico, originalidade e uso equilibrado é evidente para garantir uma aprendizagem mais aprofundada. A interpretação dos resultados desta pesquisa, destaca tanto oportunidades quanto limitações do uso de tecnologias educacionais. Conclui-se que a integração de chatbots e Internet pode enriquecer a aprendizagem no ensino superior, desde que acompanhada de abordagens que mitiguem riscos como a superficialidade na análise dos conteúdos e a dependência excessiva desses recursos. O estudo contribui para a compreensão do papel das tecnologias na educação, oferecendo subsídios importantes para sua implementação, eficaz e sustentável.
Palavras-chave: Recursos Tecnológicos; Aprendizagem Interativa; Ensino Superior presencial.