O Projeto Político Pedagógico na Escola do Campo: algumas considerações norteadoras para uma prática contextualizada
要旨
O presente artigo objetiva discutir o projeto político pedagógico no contexto da escola estadual do campo, destacando elementos importantes a serem considerados em sua (re)construção a exemplo dos saberes, valores e formação dos membros que compõem a comunidade escolar e local. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico a partir da pesquisa realizada no mestrado profissional da pesquisadora. Para fundamentar o trabalho lança mão das contribuições de Freire (2001; 2003), Vasconcellos (2000, 2006), Arroyo (1999), Caldart (2009, 2012), Minayo (2015), Veiga (2000), entre outros. O resultado aponta para a importância do PPP como ferramenta de desenvolvimento humano e social na escola, sendo, para isso, imprescindível contemplar o contexto da escola pública, seus desafios, realidades e potencialidades, relacionando os conteúdos escolares aos saberes da população do campo.
Palavras-chave: Projeto Político Pedagógico. Escola do Campo. Prática contextualizada. Desenvolvimento humano e social.