PROCESSO ENSINO-ESTUDO-APRENDIZAGEM DETERMINANTE DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Resumo
O texto estabelece relação entre os processos de ensino, estudo e aprendizagem como intervenientes e interdependentes. Resultado de pesquisas de campo anteriores objetiva destacar os aspectos a serem considerados no processo de ensino e no processo de estudo como fenômenos intencionais, sistemáticos e organizados, promovidos por agentes da aprendizagem docentes e discentes de modo direto e instituições de ensino, sociedade e familiares de forma indireta. As dimensões do processo de ensino destacadas são: estrutura logística e técnica prévia existente, planejamento, currículo, didática, sistema de avaliação, orientação educativa. Já as dimensões do processo de estudos destacadas são os comportamento organizadores do estudo e as dimensões cognitivas inerentes ao processo de aprendizagem: automotivação, saberes e habilidades prévias, compreensão leitora, atenção, concentração, compressão, assimilação, memorização, treino, acesso aos recursos materiais necessários para o estudo, planejamento do estudo, lugar e ambiente de estudos, hábitos de leitura, memória e auto motivação, comportamento na sala de atividades de ensino com os docentes e colegas, utilização de técnicas auxiliares de estudos, gestão de atividades avaliativas, provas e exames e boas práticas para aprender.
Palavras-chave: processo ensino-estudo-aprendizagem; modelo 3; qualidade educativa; orientação educativa; boas práticas para aprendizagem.