A POESIA VISUAL NA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA
Resumo
Nogueira e Leal (2013) ressaltam o papel fundamental da leitura e da escrita para vida em sociedade. No entanto, as autoras também sublinham que muitos sujeitos têm dificuldades com relação à apropriação e uso dessas ferramentas (leitura e escrita). À vista disso, o presente trabalho tem como objetivo apresentar a possibilidade de utilizar a Poesia Visual na intervenção psicopedagógica clínica de sujeitos que apresentam dificuldade na leitura e/ou escrita. A metodologia utilizada caracteriza-se por pesquisa bibliográfica, realizada através de estudos acerca da avaliação e intervenção psicopedagógicas no âmbito clínico, das dificuldades na leitura e escrita, do valor pedagógico/psicopedagógico da Poesia e de leituras sobre Poesia Visual. Esse artigo apresenta, como conclusão, e dá embasamento teórico e metodológico para a realização da intervenção no âmbito clínico, utilizando a Poesia Visual como ferramenta com alunos com dificuldades na leitura e/ou escrita, que deve ser repensado e reorganizado de acordo com as necessidades e especificidades do sujeito aprendente avaliado.
Palavras-chave: Psicopedagogia; Poesia Visual; Leitura; Escrita.