Utilização do enfoque sócio-construtivista para o melhoramento do processo docente-educativo nas escolas primárias do Sumbe, Cuanza Sul, Angola

Autores

  • Santos Candeeiro Germano
  • António Zinga

Resumo

O presente artigo debruça-se sobre a utilização do enfoque construtivista no processo docente educativo nas escolas primárias do município do Sumbe em Cuanza Sul Angola e está ligado ao campo da educação sobretudo na área da formação contínua dos professores, cujo objectivo é analisar a utilização do enfoque sócio-construtivista para o melhoramento do processo docente-educativo nas Escolas Primárias do Sumbe, a fim de desenvolver competências básicas nos mesmos, permitindo aplicar na sua prática docente os aportes teóricos e metodológicos interactivos em sala de aulas. Num momento em que se precisa encetar modificações nos fazeres dos professores atendendo a sua acção em passam a pautar pela interacção entre eles e os alunos, diminuindo com isto a relação pedagógica embasada na verticalidade, em o professor era tido como o único portador saberes na sala de aula. Para sua materialização foram utilizados métodos de nível do conhecimento teórico e empírico, sustentados pelo enfoque qualitativo.

 Palavras-chave: Construtivismo; docente-educativo; enfoque; Tendências pedagógicas; utilização.

Biografia do Autor

Santos Candeeiro Germano

Mestre em ciências da Educação, professor no ensino geral e docente em contrato do Instituto Superior de Ciências da Educação do Sumbe.

António Zinga

Professor Doutor, docente do Mestrado e Doutoramento no Instituto Superior de Ciências da Educação do Sumbe nos cursos de Ciências da Educação (Angola).

Downloads

Publicado

2024-01-03