Autoconsciência, saúde mental e desigualdade de gênero: O impacto do autofoco em homens e mulheres

Autores

  • Juliana Bárbara Barboza de Moura
  • Renê Marcelino da Silva Junior
  • Alexsandroo Medeiros do Nascimento
  • Antonio Roazzi

Resumo

A autoconsciência pode ser compreendida como a capacidade de prestar atenção a si, tendo como dimensões a Reflexão e a Ruminação. Em diversas pesquisas as mulheres apresentaram índices mais elevados de autoconsciência Ruminativa do que os homens. A ruminação tem como característica pensamentos negativos, depreciativos que acontecem de forma repetitiva. A mulher, por muito tempo, assumiu o papel de subordinação, de propriedade dos homens e isso fez com que elas fossem silenciadas, menosprezadas, inferiorizadas, controladas e submetidas a situações que a sociedade definiu como o correto para o gênero feminino. O lugar ideal para elas era em suas casas cuidando dos filhos e da família. A ruminação em mulheres pode estar relacionada ao papel sociocultural que elas ocupam. Diante disso, este estudo tem por objetivo investigar a autoconsciência e suas relações com sintomas psicopatológicos e microagressões de gênero em mulheres quando comparadas aos homens, todos os participantes residem na região metropolitana do Recife-PE. Participaram da pesquisa 224 estudantes homens e Mulheres com idades entre 18 a 60 anos. Para avaliar os construtos utilizamos: Questionário de Ruminação-Reflexão – QRR, Escala de Avaliação de Sintomas – 40 (EAS-40), Escala de Microagressões de Gênero e Questionário sociodemográfico. O estudo revela que mulheres tendem a apresentar níveis mais elevados de ruminação, caracterizada por pensamentos negativos repetitivos, em comparação com homens. Os resultados mostram correlações significativas entre ruminação e sintomas psicopatológicos, bem como microagressões de gênero e esta, por sua vez, se correlacionou com grande parte dos sintomas psicopatológicos estudados, indicando que a ruminação em mulheres pode estar ligada ao papel sociocultural que elas ocupam. O estudo destaca a importância de considerar as dimensões de gênero na saúde mental e sugere intervenções psicológicas para atenuar a vulnerabilidade a sintomas psicopatológicos relacionados à ruminação.

 Palavras-chave: Autoconsciência; Ruminação; Mulher; Psicopatologias; Microagressão.

Biografia do Autor

Juliana Bárbara Barboza de Moura

Graduanda em Psicologia – (PIBIC) UNINASSAU

Renê Marcelino da Silva Junior

Doutor em Psicologia Cognitiva pelo PPG em Psicologia Cognitiva,  UFPE. Professor na UNINASSAU. Pesquisador    do    LACCOS/UFPE.

Alexsandroo Medeiros do Nascimento

Doutor, Departamento de Psicologia – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Coordenador do Laboratório de Estudos de Autoconsciência, Consciência, Cognição de Alta Ordem e Self (LACCOS)

Antonio Roazzi

Ph.D., Departamento de Psicologia – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Downloads

Publicado

2024-01-03