A importância do trabalho do psicopedagogo no atendimento de estudantes com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade-TDAH (Brasil).

Autores

  • Rosenir de Souza Lira
  • Shirmey Batista Mourão

Resumo

Este artigo tem por objetivo destacar a importância do psicopedagogo na avaliação diagnóstica, na prevenção e na intervenção terapêutica (escolar e clínica) em relação aos casos de TDAH, bem como das orientações específicas à família e aos professores de estudantes que possuem esse transtorno. A metodologia utilizada quanto aos meios de investigação para a realização deste estudo foi a pesquisa documental e bibliográfica, com abordagens relacionadas aos conceitos gerais sobre a Psicopedagogia; o TDAH e o papel do Psicopedagogo no tratamento de casos de TDAH junto a uma equipe multiprofissional. O presente estudo está dividido em três partes, a primeira é a introdução, na qual se apresentam os objetivos geral e específicos, a justificativa, a metodologia e a estrutura do estudo. As outras partes estão organizadas da seguinte maneira:  Na segunda parte aborda-se sobre o TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade), os principais fatores relacionados ao referido transtorno e as influências dos sintomas no comportamento e na aprendizagem do estudante; faz-se a abordagem acerca do papel do psicopedagogo, como seu trabalho é desenvolvido com o estudante com TDAH, e as sugestões para a família e os professores, tendo em vista o desenvolvimento da aprendizagem do indivíduo. Na terceira e última parte formulam-se as referências bibliográficas.

 Palavras-Chaves: Psicopedagogia. Psicopedagogo. TDAH.

Biografia do Autor

Rosenir de Souza Lira

Professor na Universidade Federal do Amazonas, mestre em educação pela UFAM, e doutor em educação pela Universidad de Valladolid – Espanha. Graduação em Filosofia, Educação Física e Direito

Shirmey Batista Mourão

Graduada em Pedagogia (UFAM); Especialista em Psicopedagogia (Faculdade Martha Falcão/AM)e Educação Especial com ênfase na inclusão (UFAM); Mestranda em Ciências da Educação (UNADES-PY).

Downloads

Publicado

2024-01-03